Curso sobre Política Pública de Saúde tem aula inaugural em Brasília

Curso de políticas públicas de saúde para técnicos do Legislativo e Executivo foi feito pela FIA em parceria com o Sindusfarma

O curso inédito de política pública de saúde para técnicos do Legislativo e Executivo, uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o Sindusfarma, teve sua aula inaugural realizada na última quinta-feira (14/9), em Brasília.

A senadora Mara Gabrilli parabenizou o Sindusfarma pela iniciativa. “Trata-se de uma oportunidade ímpar a servidores e assessores de todas as esferas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para ampliar seus conhecimentos e ajudar no aprimoramento da formulação de políticas públicas em saúde no país”, disse, em mensagem de vídeo. “Ao final do curso, quem ganhará com essas novas habilidades é a sociedade, a população que mais precisa, e especial aqueles que dependem do SUS”.

Especialista em saúde pública e primeiro presidente da Anvisa, o renomado médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto é um dos palestrantes do curso, encarregado de ministrar os módulos “Princípios das Políticas Públicas Baseadas em Evidência”, “Histórico e Evolução do Sistema de Saúde Brasileiro” e “Financiamento da Saúde no Brasil e Desafios”.

“O curso é voltado para pensar como as decisões políticas acontecem e como melhorar essas decisões, fazendo com que elas tenham a ver com o que chamamos de ‘evidências’. E aqui, não falaremos do sentido científico da evidência, mas, sim, como melhorar a formulação das políticas públicas em saúde, a fim de garantir um melhor estado de bem-estar social, reduzindo a desigualdade e melhorando a qualidade de vida da população”, disse Vecina.

Com 40 alunos inscritos, o programa de extensão será realizado até 30/11 no formato on-line e com carga horária de 48 horas.

Marcante

Na visão da deputada federal Sílvia Cristina, “o curso será marcante. Parabenizo a escolha do Dr. Gonzalo Vecina como um dos professores, pois trata-se de um mestre que deixará muito conhecimento aos alunos. Muito sucesso a todos!”

O coordenador geral da FIA e do curso, Claudio Felisoni, enfatizou a parceria com o Sindusfarma e o consequente comprometimento da iniciativa privada para a construção de políticas públicas em saúde. “Esse curso inédito contribuirá decisivamente com o processo de inclusão e distribuição mais igualitária das condições de oferta dos serviços de saúde no país”, afirmou.

Diálogo

O presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, participou da aula inaugural.

“A vertente da educação integra o DNA do Sindusfarma. E temos por costume manter o diálogo com todos os agentes que estão direta ou indiretamente relacionados ao nosso negócio. Desta forma, este curso em parceria com a renomada instituição FIA é uma ótima oportunidade de falar com esse público importante, técnicos do Legislativo e Executivo, a fim de apresentar como trabalha a indústria farmacêutica”, afirmou Mussolini.

O curso conta com o apoio institucional da Interfarma e do Grupo FarmaBrasil.

“Com esse público a par dos temas abordados no curso, certamente teremos melhores leis para regular os produtos de saúde que, todos os dias, salvam vidas”, o presidente executivo da Interfarma, Renato Porto, disse em mensagem de vídeo exibida no evento.

“Esse curso é mais uma contribuição da indústria farmacêutica para melhorar a qualidade da saúde pública no Brasil. Além da atualização profissional para quem atua na área, o programa é uma oportunidade de discutir e avaliar como melhorar as políticas públicas e ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos de qualidade e com segurança”, disse o presidente-executivo do GFB, Reginaldo Arcuri.

A professora e coordenadora acadêmica “In Company” da FIA, Teresa Cristina, também participou da aula inaugural.

Oswaldo Cruz e Sindusfarma lançam pós-graduação Lato Sensu

Fonte e Foto: Sindusfarma

Deixe um comentário