Nas cidades do interior as farmácias sempre foram o principal apoio à população, que buscava no suporte do farmacêutico as soluções para as mais diversas dores, doenças e desconfortos. Ainda hoje funciona assim, e este movimento tem se intensificado também nos grandes centros, evidenciado o importante papel das drogarias como provedoras da assistência primária à saúde. Além de ser um meio rápido e eficaz de ofertar atendimentos à população, é um caminho essencial para desafogar os hospitais e pronto-atendimentos.
No dia 05 de agosto, em que são celebrados o Dia da Farmácia e o Dia Nacional da Saúde, a Drogaria Araujo, maior rede de drogarias de Minas Gerais, traz curiosidades sobre a história das farmácias no Brasil e sobre sua própria trajetória, de 117 anos. Confira:
- A história da farmácia no Brasil surgiu por volta do século XVII, quando não havia sequer a distinção entre médico e farmacêutico. A mesma pessoa diagnosticava a doença, produzia o remédio e o comercializava. Nesta época, esses locais eram chamados de Boticas.
- Por volta de 1830 foram criados os primeiros cursos de farmácia no país, integrados às Escolas de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. Em 1839 foi criada, em Minas, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, pioneira na formação de farmacêuticos de todo o país.
- Em 1870 surgem na capital paulista várias “farmácias”, como passam a ser chamadas oficialmente. O Brasil, assim como os demais países ocidentais, foi berço da indústria farmacêutica que, a partir do fim do século XIX, passou a produzir remédios em larga escala.
- A Drogaria Araujo, maior rede de drogarias de Minas, surgiu em em 1906, na recém-fundada capital mineira, a partir da aquisição da Pharmácia Mineira por Modesto Carvalho de Araujo, que, pouco tempo depois, trocou o nome da empresa.
- Durante a famosa “gripe espanhola”, que atacou o país entre 1914 e 1918, a Araujo teve um desempenho marcante: o Sr. Modesto Araujo buscou financiamento em um banco para importar um importante remédio da Alemanha, vendendo-o a preço de custo para combater a epidemia. Até hoje é assim: o compromisso da Drogaria Araujo com os seus clientes se estende a toda comunidade.
- A trajetória de sucesso é também uma história de pioneirismo e compromisso com o cliente: a Araujo foi a primeira a oferecer o serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo, a primeira a oferecer o plantão 24 horas; a primeira drogaria Drive-Thru e a primeira rede a implantar o modelo drugstore.
- O Drogatel nasceu há exatos 60 anos, em 1963. Na época, uma pequena frota de fusquinhas amarelos era responsável pelo transporte das mercadorias e medicamentos na capital mineira.
- Ainda hoje, aos 117 anos, a Araujo mantém o seu pioneirismo, viabilizado pelo foco contínuo da rede em inovação. No ano passado, a rede se tornou a primeira no Brasil e utilizar o whatsapp como canal oficial de vendas, empregando ainda mais agilidade aos atendimentos.
- Este ano a rede lançou o Saúde em Dia, se consolidando como um hub de saúde. Por meio dele, a Araujo consegue ofertar atendimentos farmacêuticos personalizados e um vasto portfólio de vacinas, exames e testes rápidos, se posicionando como importante suporte no atendimento primário de saúde à população.
Exclusivo: Farmácias conquistam novos lares brasileiros e tíquete médio sobe 4%
Fonte: Inova Farma
Foto: Shutterstock