Drogarias Max fala das perspectivas do próximo ano para as franquias

O gerente de negócios da Drogarias Max, Lucas Procópio, diz que o ano foi desafiador e que uma das metas foi acompanhar os índices de mercado e investir em ações no ponto de venda e nos franqueados

De acordo com um balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. O faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%.

“Acredita-se que a demanda na área de saúde se manteve aquecida em 2020 e 2021 e entendemos que em 2022, mesmo que este movimento seja menos intenso, deve se manter. Isso pela demanda do consumidor por bem-estar e pelos reflexos da pandemia. Além disso, estamos levando em consideração que o setor de franquias de farmácias continuou sua expansão de unidades e amadureceu ainda mais seus canais digitais, o que também abre perspectivas positivas para o ano”, conta o diretor de marketing e comunicação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Rodrigo Abreu.

Para conversar sobre esse cenário, o portal Guia da Farmácia entrevistou com exclusividade o gerente de negócios da Drogarias Max, Lucas Procópio.

Guia da Farmácia • Como foi o ano de 2021 para as Drogarias Max? Onde estiveram concentrados os principais investimentos?

Lucas Procópio • O ano foi desafiador. Tivemos como meta acompanhar os índices de mercado e investir em ações no ponto de venda e nos franqueados, buscando aumentar a rentabilidade e gerar mais negócios. Alguns exemplos são o Feirão 360º, envolvendo parceiros e franqueados, a Black Week (em referência à Black Friday) e as ações com parceiros, estimulando a exposição de itens chaves e de alto giro, com premiação para as lojas.

Guia • Quais foram os principais desafios desse ano e como eles foram contornados?

Procópio Um dos principais (para a Max e talvez para todo o varejo farma) foi o desafio de crescer no primeiro semestre de 2021 como crescemos em 2020. Todos sabemos que o volume de vendas no varejo farmacêutico no segundo trimestre de 2020 foi muito alto devido à pandemia de Covid-19. Vendeu-se muita máscara, muito álcool em gel, muitas vitaminas, muitos medicamentos para doenças crônicas. O desafio, portanto, era manter esse patamar de crescimento em 2021. Já no início do ano, alguns indicadores econômicos começaram a mostrar que haveria consequências no pós-pandemia. Isso fez com a Drogarias Max fosse cautelosa e conservadora, estabelecendo revisões trimestrais, além das que estavam previstas em relação a crescimento e orçamento.

Guia • Quais os principais desafios a serem vencidos em 2022?

Procópio • São vários, mas acredito que os principais sejam diversificação de mix, inflação e atração do cliente para o PDV de forma eficiente para fidelizá-lo.

Guia • O que ainda é dúvida no próximo ano? O fato de ser um ano eleitoral aumenta a insegurança em investimentos?

Procópio Ano eleitoral é sempre uma incógnita. Não sabemos, por exemplo, como a inflação alta poderá afetar os preços dos produtos no setor e o poder de compra de consumidor.

Guia • Acredita que ainda estaremos vivendo em pandemia? De que forma esse cenário pode prejudicar o setor?

Procópio • O fato é que com o avanço da vacinação, o contágio e principalmente os óbitos estão em queda. Não dá para relaxar e dizer que acabou, mas estamos vivendo com limitações mínimas, o que facilita o convívio social e pode ajudar na recuperação de setores que perderam força.

Guia • Quais os avanços e legados que a pandemia deixou para o setor?

Procópio Aprendemos muita coisa e de maneira acelerada. Tivemos de nos reinventar da noite para o dia e adiantar projetos que ainda estavam na gaveta. O lado positivo é que hoje estamos mais preparados para enfrentamento de crises. Na Drogarias Max, desenvolvemos e adotamos ferramentas tecnológicas que permitiram que vários processos fossem realizados remotamente, com aumento exponencial de vendas pelo delivery.

Guia • De que forma a transformação digital fortalecida na pandemia mudou os negócios do setor e como ainda deve mudar?

Procópio Evoluiu de forma grandiosa. Reuniões, acessos remotos e contato com consumidores mudaram para melhor. Vejo tudo mais ágil e prático atualmente. Mesmo assim, acho que ainda vamos evoluir mais na relação médico, paciente e drogarias. Já avançamos com o receituário digital, mas acredito que novas plataformas integradas surgirão, visando à segurança e ao acompanhamento do paciente/cliente.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Drogarias Max

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

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