Fecofar reúne sete marcas associativas e de franchising, que empregam 16 mil pessoas e alcançam um faturamento anual total de R$ 5,6 bilhões
Hoje (28) marca o nascimento de uma nova entidade no setor farmacêutico. Formada a partir da união de sete redes varejistas do setor, a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar) terá, entre outros objetivos, a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.
Integram a Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmais (São Paulo/SP), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.
As tratativas para a formação da entidade se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março deste ano, em São Paulo. Agora, a partir do lançamento oficial, a Fecofar manterá um espaço próprio – um escritório com 535 metros quadrados – na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico.
“Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado. “Por não estarmos em São Paulo, entendemos que não estávamos próximos o bastante dos principais executivos das grandes indústrias. As diretorias das indústrias não conhecem nosso planejamento estratégico, e nós não participamos das convenções dessas grandes indústrias. Geralmente, somos atendidos por regionais e percebemos que existiam outras redes tão sólidas quanto nós e que tinham essa mesma dor. Por isso, no final de 2022, começamos as tratativas para a fundação da Fecofar.”
Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto De Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).
Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão trazer ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado. Tendo como valores a ética, a transparência, a união, a dedicação, o comprometimento e o respeito, a Fecofar pretende ser a federação de referência do Brasil nos segmentos de associativismo e franchising, proporcionando um ambiente favorável para a geração de negócios rentáveis e a entrega de resultados com excelência para as farmácias dos federados e parceiros comerciais até 2027.
Ainda segundo a ata de fundação, a entidade terá, entre outros objetivos, as seguintes aspirações:
– Aglutinar forças e representar as aspirações das empresas associadas junto ao poder público e à iniciativa privada;
– Representar os direitos e interesses das associadas em todo o território nacional;
– Representar os interesses de suas associadas perante as autoridades administrativas e judiciárias;
– Conciliar divergências e conflitos entre as associadas, bem como promover a solidariedade entre elas;
– Auxiliar e/ou representar os sindicatos da categoria ou as associadas coletiva ou individualmente, os entes públicos e suas autarquias, o Ministério Público e gestores públicos nas convenções e contratos coletivos de trabalho, contratos públicos ou privados, convênios, termos de ajustamento de conduta, demandas judiciais e afins;
– Criar e contratar serviços de consultoria técnica em marketing, publicidade e propaganda, jurídica, bem como de outras áreas profissionais para as associadas;
– Defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão de farmacêutico, lealdade na concorrência e ética no desempenho da atividade empresarial e profissional;
– Arrecadar, gerir, aplicar, contratar e gerenciar recursos financeiros e serviços para custeio de ações de marketing, publicidade e propaganda para as associadas, assim como para custeio de qualquer assessoria técnica que se faça necessária;
– Realizar a compra e venda de materiais, bens, insumos e serviços relacionados com os demais objetivos sociais, em especial aqueles inerentes à atividade de propaganda, publicidade ou marketing, assim como para qualquer assessoria técnica que se faça necessária;
– Ser reconhecida como “grupo econômico” perante o IQVIA, CLOSE UP, CIELO e outras organizações;
– Manter contato permanente com as gerências nacionais das grandes indústrias e distribuidores;
– Constituir-se e manter-se como grupo autossuficiente, com geração de receita para se manter e ter capacidade de investimento nos negócios;
– Buscar incessantemente o desenvolvimento de novos e melhores negócios com o mercado;
– Entregar um modelo de execução de negócios que gere proximidade com os parceiros e qualidade na entrega de resultados para todos as associadas;
– Desenvolver um modelo comum de negociação visando a captação de investimentos, alinhando os negócios entre as redes, potencializando receitas e margens de resultados;
– Desenvolver um modelo justo de compartilhamento de receitas, que leve em consideração o tamanho, potencial e a geração de receita atual de cada rede;
– Premiar as redes que tiverem melhor execução, direcionamento e, por consequência, melhores resultados nos negócios centralizados;
– Buscar sempre o acordo sobre como se posicionar frente ao mercado;
– Criar núcleos de processos, sistemas e informações que ofereçam ao mercado uma clara percepção de uniformidade no modelo de negócios e execução comercial;
– Desenvolver inteligência de mercado e monitoramento de performance do grupo nos negócios centralizados;
– Desenvolver uma plataforma de negócios unificada ou ao menos similar entre as redes, a fim de facilitar a entrega de resultados;
– Realizar frequentemente feiras de negócios presenciais e/ou online;
– Criar mecanismos de apoio à potencialização de receita dos pontos de venda, desenvolvendo campanhas universais de vendas; promover acompanhamento e monitoramento centralizados das ações e acordos.
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Fonte e Foto: Fecofar