EMS compra Dermacyd, da francesa Sanofi, por € 66 milhões

Empresa do grupo NC cresce em medicamentos isentos de prescrição

EMS anunciou a aquisição da marca global de sabonetes íntimos Dermacyd, pertencente à empresa francesa Sanofi, por € 66 milhões (cerca de R$ 366 milhões). A compra visa fortalecer a presença da companhia no mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e expandir sua atuação no cenário internacional.

O movimento reforça a estratégia da EMS de expandir o seu processo de internacionalização e, por meio da compra de grandes marcas globais, ampliar também a participação da empresa e reposicioná-la no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica – MIPs (Over The Counter – OTC, sigla em inglês), um segmento bilionário de produtos com venda livre ao consumidor.

“A companhia segue atenta às oportunidades de mercado, avaliando possíveis novas aquisições como parte da estratégia para crescer com rentabilidade e ganhar mais presença, relevância e competitividade no segmento de OTC, dentro e fora do Brasil. Com esta linha de sabonetes íntimos, que tem marca consagrada e grande penetração nos países em que é comercializada, queremos também mostrar um novo momento da EMS, que está realmente empenhada em trabalhar seus produtos isentos de prescrição de maneira bastante expressiva”, destaca Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. De acordo com o executivo, a farmacêutica deve assumir esse novo negócio após a aprovação das autoridades antitrustes. “Ainda está contemplada na negociação a transferência de maquinários para internalizarmos a produção entre 2025 e 2026”, diz Sanchez.

A transação ainda está sujeita à aprovação de autoridades antitruste em diversos países. Caso seja aprovada, a EMS assumirá o controle da propriedade intelectual, comercialização e fabricação de 17 produtos da linha Dermacyd na América Latina. A marca é líder no Brasil, com 28% de participação em valor de vendas, e também possui uma presença significativa no México, Peru e Argentina, onde é comercializada sob a marca Lactacyd.

Até que a transação seja concluída, Dermacyd permanece sendo produzido e comercializado pela Sanofi. Com a aprovação pelo CADE, Dermacyd passa a ser fabricado pela empresa francesa por mais um ou dois anos e, de imediato, comercializado pela EMS. A fabricação será internalizada pela companhia brasileira entre 2025 e 2026, em uma de suas plantas no país.

Na América Latina, Dermacyd e Lactacyd alcançam um volume de vendas de 10,3 milhões de unidades e faturam 17,1 milhões de euros. No mercado brasileiro, Dermacyd é a marca líder no seu segmento, com 28% de market share em valor, e movimentou cerca de R$ 50 milhões em 2022.

O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 49,1% e 43,9% de market share, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 4,3%, e Argentina, com 2,7%.

Estratégia

O fortalecimento no mercado de OTC é uma estratégia relevante para a EMS, visto que esse segmento vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. Além disso, a expansão dos negócios internacionais é essencial para a consolidação da empresa no mercado farmacêutico global.

Mundial

Essa aquisição também representa um passo importante na internacionalização das operações da EMS, que já possui unidades fabris e centros de pesquisa e desenvolvimento em diversos países. A inclusão do portfólio de Dermacyd tem potencial para aumentar a presença da marca no mercado latino-americano e impulsionar as vendas da empresa.

“A aquisição dessa linha de sabonete íntimo expõe o apetite da EMS para crescer no segmento e cenário internacional, ampliando o portfólio com marcas globais consagradas, não devendo parar por aí”, afirma Thiago Tavares, CFO da EMS. “Entrar em novos segmentos no Brasil e também ampliar a presença internacional são a principal aposta da EMS e de seu controlador, o Grupo NC, que concluiu, em dezembro de 2022, a compra das empresas mexicanas Grupo Imperial, Kosei e Companhia Internacional de Comércio – KSK, entrando no mercado de medicamentos isentos de prescrição daquele país, com a aquisição de marcas locais também consagradas”, completa Tavares.

Como parte desta estratégia para crescer e seguir investindo em tecnologia, inovação e desenvolvimento, a EMS mantém ainda escritórios, fábricas e laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Sérvia.

EMS investe R$ 195,3 milhões em sua fábrica na Sérvia para lançar novos produtos na Europa

Fonte: Economic News Brasil, EMS e Guia da Farmácia

Foto: EMS

Deixe um comentário