Aliados à prática esportiva

Alguns suplementos alimentares podem potencializar os resultados de atividades físicas, trazendo benefícios pré e pós-treino. Conheça esse mercado

O principal objetivo dos atletas é ter uma boa performance nas atividades físicas e, para tanto, não poupam esforços nos treinos. No entanto, quando se submetem a jornadas de exercícios intensos e prolongados, principalmente envolvendo competição ou até uma meta, como a do emagrecimento, podem sofrer a destruição de alguns sistemas e tecidos do organismo, além do natural consumo energético.

Durante o treino, também é comum o organismo exigir muito em termos de nutrientes. Caso essas taxas não estejam em equilíbrio, pode ocorrer uma redução evidente do desempenho. Buscando suprir essa demanda, surgiram, então, os suplementos alimentares, também conhecidos como suplementos esportivos quando usados para essa finalidade. “Esses produtos servem como complemento de adequação na rotina alimentar de um atleta/praticante de atividade física com gasto calórico excessivo, com a finalidade de equilibrar a recomendação de ingestão de micro e macronutrientes”, explica o nutricionista esportivo da Max Titanium, Rodrigo Loschi.

Composição diversificada

Segundo o nutricionista Victor Hugo, da Atlhetica Nutrition, entre as diversas substâncias presentes nos suplementos alimentares, as principais são os macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios. Acompanhe a função de alguns deles:

*** Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo e podem ser classificados de acordo com o grau de polimerização, sendo divididos em: açúcares, oligossacarídeos e polissacarídeos.

*** As proteínas reparam as fibras musculares e remodelam o tecido muscular em resposta a um determinado estímulo. Embora a proteína exerça as mesmas funções em indivíduos sedentários e ativos, o requerimento desse nutriente naqueles que praticam atividade física é maior. Isso pode ocorrer por conta das mudanças induzidas pelo exercício no metabolismo dos aminoácidos.

***Já os lipídios proporcionam energia e são fundamentais na síntese de hormônios esteroides. São também um importante veículo para absorção das vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.

Para que sejam usados sem riscos, os suplementos esportivos devem ser calculados e indicados para cada indivíduo, respeitando as particularidades de cada organismo. “O nutricionista é o responsável por calcular e prescrever a dieta, portanto, seria ideal que todos aqueles que desejam utilizar esses produtos consultassem esses profissionais para ajustar to da suplementação de acordo com a necessidade diária”, aconselha o nutricionista e consultor científico da Atlhetica Nutrition, Victor Hugo Silvestre.

Esclareça dúvidas recorrentes sobre suplementos esportivos

1) Somente os atletas podem consumir suplementos esportivos?
Não. Alguns suplementos são prescritos em fase de acompanhamento de cirurgia bariátrica, para pacientes com problemas de mastigação ou para pessoas que não conseguem atingir a necessidade de nutrientes via alimentos1(manter essa numeração?Vide outros casos.).

2) Explique a finalidade de alguns suplementos usados por atletas ou praticantes de atividades físicas.
Alguns deles são os proteicos, capazes de aumentar a massa muscular; os energéticos trazem substâncias, como carboidratos e cafeína, fornecendo, assim, fontes de energia ao corpo e deixando o usuário mais alerta; os termogênicos ajudam na perda de peso, já que aceleram o metabolismo, estimulando a queima calórica; e os hipercalóricos ajudam no ganho de peso3.

3) Qual a finalidade dos suplementos pós-treino? E qual a composição desses produtos?
Após o treinamento, o organismo está carente de nutrientes e a suplementação pode ofertar tais substâncias de uma forma mais ágil e prática ao indivíduo, proporcionando, assim, uma rápida recuperação e regeneração dos tecidos. Dentre os suplementos utilizados após o treino, pode-se destacar as fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos2. Esses produtos devem ser usados, preferencialmente, até 30 minutos após o treino, para ajudar na recuperação muscular3.

4) Quais os objetivos dos suplementos de carboidratos?
A principal função desse suplemento é proporcionar e/ou repor os estoques de glicogênio para que o praticante de atividade física tenha um melhor desempenho. Esse tipo de alimento, normalmente, é utilizado cerca de 30 a 60 minutos antes da atividade física e imediatamente após, combinado com uma boa proteína em pó, como a whey protein2.

5) O que são os esteroides anabolizantes?
Esteroides anabolizantes têm aplicação em tratamento médico nos casos de baixo peso, anemia e problema de crescimento1.

6) Quais as diferenças entre os suplementos esportivos e os esteroides anabolizantes?
A diferença é que, para suplementos esportivos, não há necessidade de indicação médica, diferentemente dos esteroides anabolizantes, que precisam de prescrição. Esses produtos são derivados da testosterona e, com uso indiscriminado e sem orientação médica, podem trazer graves consequências, como câncer do fígado3. Outros resultados indesejáveis podem ser a ginecomastia, atrofia testicular, infertilidade, queda de cabelo, alteração da voz em mulheres, insônia e transtorno bipolar1.

7) Os esteroides anabolizantes podem ser usados por finalidade estética?
Não. Substâncias anabolizantes com a finalidade estética são proibidas no Brasil, uma vez que o uso sem acompanhamento desses medicamentos pode acarretar prejuízos a saúde2.

Fontes: 1. Nutricionista esportivo da Max Titanium, Rodrigo Loschi; 2. Nutricionista e consultor científico da Atlhetica Nutrition, Victor Hugo Silvestre; 3. Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella

Segundo o gerente nacional de vendas da empresa importadora de suplementos Carduz, Gustavo Hohendorff, para que esse mercado cresça ainda mais entre os brasileiros, é preciso disseminar mais informações sobre a categoria, que ainda sofre por preconceito por conta do desconhecimento. “Os suplementos esportivos ainda são novidade para muitos, até mesmo para pessoas que já convivem em ambientes de academias. Em razão da falta de conhecimento, há um certo preconceito em relação a esses produtos. Muitas pessoas ainda acham que suplementos servem apenas para quem quer ficar ‘fortão’, ‘grandão’ ou ‘fora do padrão’ e isso causa um certo desinteresse pelo uso dos suplementos”, lamenta Hohendorff.

 

Suplementos probióticos

Para o equilíbrio entre a ingestão adequada de nutrientes e seu uso na produção muscular, o intestino tem um papel fundamental, pois é nele onde ocorre parte importante da digestão: a absorção de nutrientes, vitaminas, minerais e água a partir dos alimentos. Sendo assim, não adianta ter uma oferta alimentar rica em qualidade e quantidade se o intestino não for capaz de absorver os nutrientes para uma boa reposição. Se o esportista tiver uma alteração na flora intestinal, o resultado poderá ser o aumento das bactérias patogênicas, levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes – e, portanto, ao comprometimento do desempenho. Diante dessas necessidades, recomenda-se o uso diário de probióticos e a indústria já oferece algumas opções. Entre elas, o lactobacillus acidophilus La-14, presente em Bion® (Merck). Os probióticos são bactérias na forma de suplementos alimentares que modulam a flora microbiana intestinal, devolvendo o equilíbrio temporariamente quebrado pelo exercício intenso e prolongado. Eles aparecem como a resposta para uma melhor performance atlética e para a promoção de uma boa saúde, por facilitarem a homeostase e a absorção de nutrientes. “A modulação da absorção intestinal obtida pelos probióticos proporciona, em tese, melhor reposição dos nutrientes utilizados na produção de energia para treinos e competições esportivas, necessária para o combate da fadiga. Esse processo facilita a recuperação do atleta e auxilia na preservação e promoção da imunidade contra doenças, principalmente as infectocontagiosas”, afirma a nutróloga, Patrícia Savoi.