Conquistas da Natulab

A companhia está entre as dez maiores corporações farmacêuticas do País na venda de medicamentos populares

O Grupo Natulab fabrica e desenvolve medicamentos, suplementos alimentares, nutracêuticos, alimentos enterais e funcionais e suplementos para atletas, obedecendo a todos os padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Grupo Natulab possui um faturamento crescente, ano a ano. Em 2012 foi de R$ 134,7 milhões e, em 2013, de 177 milhões. A projeção para fechar 2014 é de R$ 205 milhões.

Com cerca de mil colaboradores. A empresa funciona no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Ela se consolidou como um dos maiores fabricantes de fitoterápicos do Brasil, prova disso é que tem o produto mais vendido na categoria, o Seakalm. Com perfil inovador e com produtos diferenciados, a empresa destaca-se na fabricação de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), suplementos alimentares e nutracêuticos.

O Grupo Natulab conta com linhas de produção especificas para produtos líquidos (soluções orais e suspenções), sólidos (pó, capsulas e comprimidos simples, revestidos e efervescentes), chás de diversos sabores e nutrição esportiva. Entre as especialidades há a produção de polivitamínicos, expectorantes, suplementos minerais com cálcio, laxantes, antifúngicos, ansiolíticos, energéticos, vasoprotetores, analgésicos, antipiréticos e estimulantes de apetite.

“No novo complexo industrial teremos expansão das linhas de aerossóis, semissólidos, nutracêuticos, suplementos alimentares, suplementos para atletas, shakes e chás. Além destes, teremos a inclusão de linhas de dermocosméticos, cápsulas moles, nutrição enteral, gelly gum, barras de cereais e probióticos. Com essa estratégica de crescimento iremos aumentar nossa capacidade produtiva, a oferta de novos produtos para a população e ampliar a oportunidade de vendas da companhia”, comenta o presidente do Grupo Natulab, Marconi Sampaio.

Projeção

A Natulab atualmente está entre as 10 maiores corporações farmacêuticas do País na venda de medicamentos populares, segundo o IMS Health, e entre as 25 maiores corporações farmacêuticas em unidades comercializadas, entre todas as corporações. Segundo o IMS, o Grupo Natulab ultrapassa 2% de participação em unidades no mercado de Marcas e Similares.
Em 2014 o Grupo foi marcado por várias conquistas, entre elas aconteceu a ampliação da empresa, com a inauguração da fábrica de chás no site II. A nova planta tem 500m² e está equipada com quatro máquinas de alta performance que irão produzir futuramente cem mil unidades do produto por turno.

Houve também o início de operação do novo Centro de Distribuição e foi erguido numa área de seis mil m² e que vai facilitar o escoamento dos produtos e agilizar as entregas.
Entre outras conquistas, a Natulab lançou em 2014 os seguintes produtos: Cardomarim, Nasojet Maris, Epaliv Flaconete, Unha Gold, Espinheira Santa, Flebliv, Alcachofra Natulab, Varivax (300mg), L-enema, ViterC + Zinco, Chá Funchimammy, Chá Seacalme, Barras de Cereais, Nutrivit Shot e Wilds Kids e SeAgitte.
“A projeção é que em 2015 teremos muitas novidades, como a ampliação das linhas de sólidos e de efervescentes, além de intensificar a produção de medicamentos da linha aerossol. Os dermocosméticos (como protetor solar) também devem ser lançados em 2015, assim como uma linha de cápsulas duras com foco nos fitoterápicos”, fala Sampaio. Ele diz que também investirá na linha de suplementos para atletas, pois as oportunidades são grandes nesse setor. Vale ressaltar que a Natulab tem diferencial de fabricar esses produtos com o mesmo critério de qualidade aplicado aos medicamentos.

A empresa possui atualmente mais de 500 parceiros comerciais ativos, entre distribuidores e cadeias de drogarias. A politica comercial flexível e a grande acessibilidade com os clientes tornou-se marca registrada do grupo ao longo dos anos.
O grupo atua nos 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, em parceria com os principais distribuidores do segmentos. A empresa conta com um time de venda de representantes que atuam frente aos atacadistas, operadores logísticos e redes de drogarias. O grupo ainda conta em vários Estados com uma equipe própria de promovendedores que atuam nos pontos de venda, na geração de demanda, venda, promoção e desenvolvendo ações de merchandising.

Um pouco da história

A empresa surgiu há 14 anos, fruto do sonho dos irmãos Marconi Sampaio e Milton Júnior, apoiados pelo pai, Milton Sampaio, que os incentivou a ter coragem para empreender. Ao longo desses anos, empresários italianos e mais os executivos Roger Viana, Claudio Neves e Renata Pires, com capacidades e experiências complementares aos acionistas fundadores, foram convidados para o grupo. Com metas ambiciosas de crescimento, o Grupo Natulab se associou ao Fundo Pátria, o que resultou num casamento perfeito: ambos têm fortes características de empreendedorismo e um longo histórico de sucesso. O Fundo foi escolhido depois que a diretoria estudou profundamente o mercado e optou por se associar a um parceiro que colabora não apenas com recursos financeiros, mas também com pessoal qualificado em gestão para garantir o crescimento da empresa.

Autor: Egle Leonardi
Grupo Natulab
Fone: (75) 3311 5555
Site: www.natulab.com.br

Deixe um comentário