Juventude plena

Correr contra o tempo é uma busca constante entre as mulheres, que encontram nos nutricosméticos um grande aliado nessa meta. Acompanhe os benefícios desses produtos na pele, unhas e cabelos

Sabe-se que a deficiência nutricional pode ocasionar ou favorecer o aparecimento de diversas doenças. Essa carência pode, ainda, ter um efeito direto na pele, nas unhas e nos cabelos, deixando-os fragilizados e sem vida. “A deficiência de alguns nutrientes como ferro, zinco e biotina são responsáveis pela queda capilar e unhas fracas”, exemplifica a farmacêutica e especialista em comunicação científica da linha de dermatologia do Grupo FQM, Juliana Cotta. O gerente de marketing da Althaia, Marcos Miazzo, reforça que alguns problemas que acometem a pele e anexos, como unhas e cabelos, provêm de uma insuficiência nutricional. Ele mostra uma situação prática. “Existem processos metabólicos para o funcionamento do organismo que necessitam de vitaminas e minerais, como o controle da pressão arterial. Quando há uma insuficiência nutricional, os nutrientes que forem ingeridos e levados pela corrente sanguínea, primeiramente, são utilizados nesses processos vitais para o organismo. Dessa maneira, ocorre uma carência dos nutrientes que seriam levados para nutrir a pele, cabelos e unhas, podendo trazer prejuízos”, justifica.

E essa realidade pode fazer parte da vida de boa parte dos brasileiros, já que a deficiência nutricional é um problema recorrente no País. “Infelizmente, a maior parte da população não consegue ingerir, por meio da alimentação diária, todas as vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo. Por isso, se faz necessária a suplementação com os nutricosméticos”, justifica Juliana.

De fato, são justamente os nutricosméticos, mais um “braço” da categoria de suplementos e vitaminas, os grandes responsáveis pela prevenção desses problemas. “Esses produtos são considerados suplementos alimentares e vêm para complementar a dieta de uma pessoa saudável. Assim, se um paciente está com a unha quebradiça por conta de um problema na tireoide, por exemplo, o nutricosmético não vai resolver. No entanto, se a pessoa é saudável e apenas quer cuidar do aspecto dos cabelos, pele e unhas, esses produtos vão assegurar a quantidade diária de nutrientes”, explica a nutricionista especialista em nutricosméticos da Innéov, Renata Cassar.
Segundo a farmacêutica do Grupo FQM, dependendo da composição, esses produtos podem fornecer vitaminas, minerais e peptídeos de colágeno específicos, auxiliando, assim, na prevenção e no tratamento do envelhecimento da pele, do enfraquecimento das unhas e da queda capilar. “O ideal é que o produto tenha estudos científicos que comprovem seus benefícios para determinada indicação”, avisa.

A cor do verão

Com a aproximação dos dias mais quentes do ano, a busca pelo bronzeado cresce, especialmente entre as mulheres. E, agora, essas consumidoras podem contar com novos aliados, diferentes dos tradicionais bronzeadores ou autobronzeadores tópicos. Atualmente, a cor tão desejada na estação também pode vir “de dentro para fora”. “O produto Betacaroteno Stem apresenta, na formulação, o betacaroteno natural, que auxilia na formação de melanina. O betacaroteno é uma pró-vitamina A, um micronutriente que desempenha papel essencial na manutenção do tecido epitelial, ação protetora na pele e mucosas e ação antioxidante”, esclarece a farmacêutica responsável da Stem Pharmaceutical, Silvana, salientando que, no caso desse produto, a porção diária recomendada é de um comprimido ao dia. Os benefícios vão além do novo visual à pele. “Com a chegada do verão, o uso de Betacaroteno pode auxiliar na proteção da pele contra a ação nociva dos raios solares, atuar como refletor dos raios UVA e UVB, evitar queimaduras e, ainda, promover um bronzeado saudável”, acrescenta Silvana.
Segundo explica a nutricionista e consultora das vitaminas Sundown Naturals, Gabriela Forte, caso o usuário vá viajar e queira potencializar a cor da pele naquele momento, o ideal é que se inicie o uso do produto um mês antes da data prevista. “O produto faz com que se aumente a velocidade para atingir a cor na pele. No entanto, vale lembrar que eles não são substitutos dos filtros solares, que devem ser usados regularmente”, alerta.
Para obter os resultados necessários em relação à cor, é preciso se expor ao sol. “A coloração da pele só acontece com os estímulos dos raios ultravioleta”, lembra Gabriela, da Sundown Naturals. Assim, quando a pele fica ao sol, a melanina constitui um mecanismo de defesa contra os raios ultravioleta, sofre oxidação e promove pigmentação.
Na hora da dispensação, os farmacêuticos também precisam fazer um alerta sobre os horários adequados para que o bronzeado seja adquirido sem riscos. “Para um processo saudável, recomenda-se evitar a exposição no horário entre 10h e 16h e usar protetor solar”, finaliza Silvana.

Precauções e uso

A farmacêutica do Grupo FQM afirma que a recomendação de uso de nutricosméticos é de, no mínimo, três meses. “Caso o indivíduo não consiga obter todos os nutrientes necessários para uma boa saúde por meio da alimentação, estes devem ser utilizados continuamente”, aconselha, acrescentando que as substâncias presentes nos nutricosméticos devem estar em baixas concentrações (conforme a Ingestão Diária Recomendada (IDR), de acordo com a indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estas atuem em sinergia para proporcionar os benefícios desejados, sem efeitos colaterais.

No entanto, o tempo de uso pode variar de acordo com cada metabolismo, o que pede a ajuda de um profissional para uma avaliação mais precisa. “Recomenda-se o acompanhamento médico e nutricional para que, por meio de exames laboratoriais, sejam fornecidos pareceres concretos quanto à manutenção dos processos saudáveis do organismo, auxiliados pela suplementação efetuada”, justifica Miazzo, da Althaia.

Para obter os resultados esperados, aliar o uso desses produtos a hábitos de vida saudáveis é o melhor caminho. “Os suplementos são considerados coadjuvantes para conseguir os resultados almejados, assim como uma alimentação balanceada e o exercício físico diário. A união entre esses fatores promove melhor ação, menor tempo para a visualização dos benefícios e manutenção dos processos saudáveis”, conclui Miazzo. A especialista da Innéov, Renata, reforça essa importância. “Não adianta ter uma alimentação completamente desregrada e tomar a pílula na esperança de resolver todos os problemas. Elas podem até amenizar o quadro, mas, certamente, não se terá o resultado ideal”, finaliza.

Personalizados para o consumidor

Sem dúvida, na categoria de suplementos e vitaminas, nas quais os nutricosméticos estão inseridos, a customização é uma tendência. Assim, esse mix também nasce para os mais diversos objetivos. “Cada produto da linha Equaliv é direcionado a um público diferente, podendo atender as necessidades de vários tipos de consumidores. O Reinforce foi desenvolvido com a finalidade de nutrir os cabelos e as unhas. Já o Nutri Silver possui 12 antioxidantes em sua formulação, essenciais para pessoas acima de 50 anos de idade”, exemplifica Miazzo, da Althaia
Diante de um portfólio de produtos tão vasto, é fundamental que farmacêuticos e balconistas estejam atentos à formulação, a fim de oferecer o nutricosmético mais indicado com base no objetivo. “O ideal é que esses profissionais conheçam a composição e as indicações de cada produto para que possam orientar melhor os pacientes”, alerta Juliana, do Grupo FQM.
Nesse processo, para uma boa indicação, segundo Miazzo, o fundamental é que o farmacêutico considere os seguintes fatores: idade, sexo, estudo clínico, intolerâncias e quadros alérgicos e pré-diagnosticados. Lembrando que a comunicação multiprofissional (médicos e nutricionistas) torna o processo mais completo e assertivo. Vale, ainda, estar atento a alguns casos em que há contraindicações. “Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir os produtos sob orientação de nutricionista ou médico, assim como os consumidores que desenvolvem alergia ou intolerância a algum componente da formulação”, alerta o gerente de marketing da Althaia.

Acompanhe, a seguir, a função de algumas vitaminas e outras substâncias presentes nos nutricosméticos (associados ou não) e como elas agem para revitalizar cabelos, pele e unhas:

• Ferro, zinco e biotina: essas substâncias, quando em deficiência, podem levar à queda capilar. Afinal, o ferro exerce papel fundamental na nutrição do folículo; enquanto o zinco estabiliza o crescimento dos fios; e a biotina é fundamental para a síntese de queratina, melhorando a qualidade dos cabelos.
• Peptídeos de colágeno: estimulam a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.
• Vitamina C: é fundamental na produção de colágeno, além de possuir ação antioxidante.
• Extrato de hibisco: possui na sua composição uma potente atividade antioxidante.
• Licopeno e luteína: são antioxidantes orais com efeito fotoprotetor.
• Linhaça: tem ação hidratante, fundamental para a prevenção do fotodano, de rugas ou das linhas de expressão.
• Ácido pantotênico e biotina: exercem papel fundamental na vitalidade de cabelos e unhas, sendo a carência associada ao enfraquecimento destes.
• Vitaminas A e B6 (piridoxina): estimulam o metabolismo e, dessa forma, a renovação e vitalidade de pele, cabelos e unhas.