O perfil do usuário de vitaminas no Brasil

Conhecer o perfil do usuário de vitaminas no Brasil é fundamental para escolher o sortimento correto dentro de uma categoria que abrange mais de 260 marcas e quase 500 SKUs

O consumo regular de vitaminas e minerais é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois estes nutrientes são responsáveis pela manutenção das células e dos tecidos – pele, ossos, cabelos – e pelo combate aos radicais livres.

Com propriedades antioxidantes, ainda são capazes de proteger as estruturas celulares. Com tantas funções, são substâncias necessárias para a saúde em qualquer idade e gênero.

Devido a essa abrangência, o mercado de suplementação vitamínica é grande e competitivo. São aproximadamente 260 marcas e quase 500 SKUs (a sigla que representa o termo Stock Keeping Unit, em português, Unidade de Manutenção de Estoque, é definida como um identificador único de um produto e é utilizada para manutenção de estoque) disponíveis ao consumidor.

No espaço limitado das farmácias, é impossível oferecer um sortimento que englobe todas essas variantes, por isso é importante que o varejista conheça quem é o público médio de vitaminas no Brasil, cruze os dados com o seu perfil de cliente e, a partir disto, defina o mix e a exposição.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) com 1.007 pessoas em sete capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre –, em 54% dos lares, alguém da família consome algum tipo de vitamina ou suplemento alimentar. Belém apresentou a maior incidência (59%) e Brasília a menor (47%).

Importância do atendimento especializado em farmácias
e drogarias

Uma das grandes barreiras que impedem a expansão do mercado de vitaminas no Brasil é a desinformação. O brasileiro desconhece os benefícios desse segmento e não sabe distinguir, entre tantos SKUs (a sigla que representa o termo Stock Keeping Unit, em português, Unidade de Manutenção de Estoque, é definida como um identificador único de um produto e é utilizada para manutenção de estoque), quais produtos atendem a suas necessidades nutricionais.
Para que a equipe de atendimento esteja preparada para oferecer atendimento de qualidade em uma categoria que ainda carece de informação, o melhor caminho é procurar parceria com indústrias que ofereçam treinamento de vendas.
Com a capacitação correta, o atendente será capaz de entender o perfil do cliente e indicar o produto que mais se encaixa ao seu estilo de vida e objetivo.
Outro ponto importante é trabalhar com itens de variadas faixas de preço e, durante o atendimento, apresentar diferentes opções de desembolso dentro de uma mesma subcategoria.
O consumidor tem a percepção de que a categoria de vitaminas e suplementos é cara. É preciso deixar claro que existem opções acessíveis.

Fonte: Mind Shopper

Os suplementos mais consumidos no País são os multivitamínicos, seguidos de ácidos graxos (especialmente o ômega 3), minerais (principalmente cálcio) e vitaminas específicas (a vitamina C é a campeã).

Em percentuais, 48% são vitaminas; 22%, minerais; 19% são extraídos de plantas; 17%, ácidos graxos; 16%, proteínas; 14%, aminoácidos; e 12% são de óleos, como cártamo, peixe, alho, etc.

Entre as razões que levam os brasileiros a comprar vitaminas e suplementos se destacam o desejo de complementar a alimentação (75%) e a busca por mais energia e aumento de massa muscular (57%).

Os entrevistados pela Abiad ainda afirmam que usam vitaminas e suplementos para melhorar a saúde (58%), prevenir doenças (29%), tratar alguma enfermidade (13%).

Valores investidos

A maioria das pessoas adquire seus suplementos uma vez por mês e costuma gastar, em média, pouco menos de R$ 50. Entre esses consumidores, 19% buscam preço, 14% se interessam pela formulação e 13%, pela marca ou procedência.

A pesquisa ainda revela que 67% têm o hábito de ir ao médico de três a quatro vezes por ano, o que indica que eles têm uma preocupação com a sua saúde em geral.

Apesar da frequência de compra ainda ser muito baixa comparada a outros mercados, quem já é adepto de algum tipo de suplementação acredita nos benefícios do segmento.

Dados da Abiad apontam que 96% das pessoas dizem estar muito satisfeitas com os resultados da suplementação – para 53% delas, eles aumentam a disposição física.

A maioria dos shoppers é mulher (60%), porém, a participação do público masculino cresce a cada ano. “Vemos ainda um aumento da participação de mulheres mais velhas para algumas subcategorias específicas, como as ósseas e oftalmológicas. Também há um crescimento de um público mais novo, principalmente quando falamos de vitamina C e multivitaminas”, complementa a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima.

Nicho específico

Quando se tratam apenas de suplementos esportivos, a categoria de proteínas tem destaque, representando em torno de 65% do total de vendas de suplementos no País, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri).

A popularidade é maior entre atletas, esportistas e praticantes de atividade física. Segundo a Abiad, 57% consomem para melhorar a performance – ter energia (52%) e aumentar força (47%) – e outros 45%, por estética – definir massa muscular (35%) e prevenir envelhecimento (29%).

Suplementos alimentares x perfil

Fonte: gerente nutricionista do Aché, Anna Paula Bispo Lacerda

A categoria de suplementos esportivos apresentou um crescimento de 9,5% em 2017, em comparação ao ano anterior, conforme informações da Brasnutri.

A penetração desses produtos nas farmácias é mais baixa do que as vitaminas em geral, mas há interesse dos fabricantes em expandi-la. “O canal farma é responsável por atingir grande parte do canal de distribuição em que as lojas especializadas não alcançam. Dessa maneira, se torna um grande espaço para as marcas de suplementos comercializarem seus produtos. O conceito de farmácia no Brasil vem se remodelando e o espaço dedicado aos suplementos alimentares está ganhando cada vez mais destaque”, afirma o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa.

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