Servimed planeja investir fortemente em infraestrutura

A distribuidora tem base comercial para atuar em todo varejo farmacêuticoe destaca a importância de seu trabalho junto às redes e lojas independentes

A Servimed distribui medicamentos (referência, Over The Counter – OTC, genéricos e similares), Higiene Pessoal & Beleza (H&B), correlatos, cosméticos, produtos e medicamentos hospitalares, alimentos e limpeza. Com faturamento anual de R$ 2 bilhões, ela consta nas edições dos últimos anos da revista Exame – 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil.

O diretor Comercial da empresa, Emerson Visnadi, ressalta que seu mix de alimentos se restringe a grandes marcas para abastecimento da seção de bomboniere do varejo supermercadista e conveniências. Quanto ao mix de limpeza, trata-se de produtos específicos e de valor agregado diferenciado. “Nosso core business é o varejo farmacêutico e propomos um atendimento completo para o ponto de venda, inclusive, disponibilizamos uma vasta gama de marcas de H&B para potencializar o autosserviço de nossos clientes e, consequentemente, aumentar a sua competitividade”, fala ele.

A empresa é pioneira na venda consultiva de higiene & beleza e dermocosméticos. Este modelo de negócios é tão relevante que foi constituída uma Divisão de Negócios denominada de Distribuição Direta, que conta com parcerias das principais marcas deste segmento e, por meio de consultoras de vendas & merchandising, dispõem aos clientes um trabalho diferenciado de vendas e execução de autosserviço. Até o momento, essa divisão atua apenas no estado de São Paulo, mas há planos de expansão no médio prazo para outros estados.

“A Servimed tem uma base comercial compatível para atuar em todo varejo farmacêutico. Porém, temos a consciência da importância de nosso trabalho junto às redes e lojas independentes (canal indireto), em que desempenhamos um papel fundamental no suprimento, fluxo de informações e atualizações dos pontos de vendas”, comenta Visnadi
.
Em 2014, a companhia investiu fortemente em infraestrutura. Em março de 2014 foi inaugurado um Centro de Distribuição exclusivo para HPC/Consumo em Bauru (SP), com 10.500 metros quadrados. Além disso, foi desenvolvido um planejamento voltado ao aperfeiçoamento de operações no decorrer do ano.

“No varejo farmacêutico, tivemos um crescimento alinhado ao nosso segmento de distribuição próximo a 7% do faturamento líquido e um desempenho destacado no setor hospitalar com crescimento aproximado de 18%”, comemora o diretor.

Observando o macroambiente, o evento Copa do Mundo gerou muitas expectativas e ações preventivas de logística. Ele diz que os impactos foram atenuados e houve um período de vendas estável e operações regulares. Ocorreram alguns excedentes de estoques de H&B/Consumo devido a uma demanda abaixo da expectativa.
No terceiro quadrimestre, a empresa se deparou com um impacto maior devido ao cenário político. Destaca-se a desaceleração do consumo e uma queda significativa de demanda em setembro e outubro de 2014, o que representou para a Servimed uma queda aproximada de 5% do faturamento no período.

Novo Centro de Distribuição

“Em 2015, manteremos nosso foco nos investimentos em infraestrutura, com inauguração de um Centro de Distribuição no Rio de Janeiro (RJ) prevista para maio. Serão 10 mil metros quadrados de estrutura operacional que serão dedicados ao suprimento do varejo farmacêutico e hospitalar do estado”, prevê.

A Servimed deverá ter um ganho significativo de qualidade nos serviços em 2015. Isso será decorrente dos investimentos efetuados em infraestrutura em 2014. Mediante um serviço com maior eficiência, haverá um trabalho ativo na coesão dos custos operacionais e isso fará da Servimed uma empresa ainda mais competitiva.

No contexto geral, o Brasil apresenta a perspectiva de um ano de baixo crescimento da economia e restritiva oferta de crédito. Diante desse cenário, a Servimed apresenta uma meta de crescimento global aproximada de 15%, porém com maior ênfase nas categorias de consumo atreladas à divisão supermercadista, em que haverá uma ação de retomada de performance. No tocante ao mercado farmacêutico, foram elaboradas metas com a devida cautela e deverá haver crescimento alinhado ao mercado, ou seja, no patamar de 10,2% nas vendas líquidas.
A Servimed é um distribuidor tradicional do canal farmacêutico e conta com 1.500 colaboradores diretos e 600 indiretos. São 40 anos de atuação nesse mercado. Ela tem um alto índice de penetração no estado de São Paulo, porém, conta com desempenho destacado também nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde há atualmente seus centros de distribuição, a relação com o cliente é de muita confiança, isso devido a um contingente expressivo de profissionais de vendas e política comercial estável.

“A Servimed zela pelas suas parcerias, com transparência e pontualidade na quitação de seus acordos, seja como um dos principais operadores logísticos junto às indústrias ou na relação cotidiana junto aos nossos clientes”, finaliza Visnadi.

Autor: Egle Leonardi
SAC: 0800 709 9065

Site: www.servimed.com.br

Deixe um comentário