Estudo mostra percepção das principais marcas do mercado de suplementação

A pesquisa revela a árvore de decisão dos profissionais da saúde na hora de prescrever uma marca do mercado de suplementação

“Nutri Review 2023” é o novo estudo proprietário da brandtech focada no desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas para marcas que desejam impactar o mundo de uma forma positiva, SaudaBe Group. Nele, foram entrevistados 170 profissionais de saúde, a maioria residente na região Sudeste e 76% desses com especialização em nutrição clínica, esportiva e/ou funcional; que falaram sobre suas preferências na hora de consumir e prescrever quatro categorias: Whey Protein, Creatina, bebidas proteicas e barrinhas proteicas.

O estudo mostra insights de mercado, para que empreendedores e executivos possam tomar suas decisões com base em fatos e dados, conferindo-lhes mais segurança e assertividade, para que possam aproveitar as oportunidades da melhor forma possível.

“Queremos democratizar o acesso à informação de qualidade para as empresas que atuam no mercado da saudabilidade. Este é um segmento que ainda tem poucos dados quando comparamos com mercados mais maduros e nós queremos mudar esse cenário. A SaudaBe nasceu para resolver a dor de empresas que estão levando mais saudabilidade para o brasileiro”, contou o co-founder da SaudaBe Group, Rodrigo Marsilli.

Confira a seguir alguns dos principais insights do estudo.

Perfil dos pacientes atendidos

Para a maioria dos profissionais de saúde entrevistados, a média de atendimentos por mês fica entre dez e 30 pacientes, com uma predominância de ida mensal aos consultórios. O perfil das pacientes é composto majoritariamente por mulheres com idade entre 21 e 40 anos (86%) e entre 41 a 60 anos (31%), que buscam por perda de peso (95%). A busca por maior vitalidade e a melhora no funcionamento do organismo também são relevantes, com 49% e 43%, respectivamente.

Cerca de 68% das pacientes buscam ter uma vida mais saudável, porém sentem dificuldade em segui-la, principalmente pela falta de disciplina e pela rotina corrida do dia a dia.

Entre as principais barreiras apresentadas, estão a falta de disciplina (71%) e a falta de tempo na rotina (63%).

Os pacientes alegam que os momentos mais difíceis do dia para manterem uma alimentação saudável são o almoço e o jantar (65%), e a hora do lanche da tarde (54%).

Formatos, meios e conteúdos direcionados aos profissionais

As visitas técnicas (91%) e os congressos (82%) são os meios mais relevantes do profissional de saúde na busca por informações. Além disso, os vídeos explicativos (78%) e conteúdos digitais, como e-books e reports (61%), são os formatos preferidos. “A intenção é entender isso pensando no mercado saudável (produtos plant based, sem glúten, funcionais etc.) e as formas mais relevantes de buscar informações sobre esse mercado”, diz Marsilli.

Os claims mais importantes são aqueles que apontam para um produto mais clean label (em português, rótulo limpo), que são aqueles produzidos com poucos ingredientes e que não possuem aditivos químicos, como corantes, conservantes, estabilizantes e outros componentes químicos.

Entre os diferenciais importantes na hora de indicar um produto, 84% dos profissionais de saúde defenderam o uso de poucos ingredientes na fórmula, 71% que não tenha conservantes e/ou aromatizantes, e 63% que não tenha adição de açúcares.

Análise por categoria

No estudo, foram escolhidas quatro categorias de produtos: Whey Protein, Creatina, bebidas proteicas e barrinhas proteicas.

Entre as quatro categorias, o estudo mostrou que os mais prescritos são: Whey Protein, com 95% e Creatina, com 89%. O alto índice de prescrição desses itens demonstra uma forte consolidação desses segmentos.

Já as bebidas proteicas foram prescritas 61% das vezes, e as barrinhas proteicas 54%.

Whey Protein

Para a escolha do Whey Protein o critério mais importante escolhido pelos profissionais de saúde entrevistados é a composição nutricional, com 6,6 de média ponderada. Por outro lado, as nutricionistas dão menos importância à marca e ao selo de qualidade, com 3,1 e 2,4 de média ponderada, respectivamente.

Critérios mais importantes para escolher o Whey Protein (média ponderada)

  • Composição nutricional: 6,6;
  • Lista de ingredientes: 6,1;
  • Sabor: 5,5;
  • Preço: 4,4;
  • Quantidade de proteína por porção: 4,3;
  • Tipo (concentrado, isolado, hidrolisado): 3,6;
  • Selo de qualidade / Origem: 3,1;
  • Marca: 2,4.

Quando analisamos conhecimento versus preferência para o segmento de Whey Protein, vemos uma alta competitividade entre as marcas, com a Essential Nutrition e a Vitafor liderando os primeiros lugares.

Entretanto, marcas como a Puravida, Growth e Equaliv, que aparecem entre as mais conhecidas, com 94%, 92% e 90%, não aparecem entre as preferidas, com apenas 36%, 20% e 28% das nutricionistas afirmando serem suas marcas favoritas.

Entre as menos conhecidas e preferidas pelas nutricionistas estão a Optimum Nutrition e a Jhamal.

Mas o estudo mostrou que a marca é o último critério que as nutricionistas levam em consideração, então vemos que a competitividade não está nas marcas, mas em adequar o produto com as expectativas dos nutricionistas e do consumidor.

Creatina

Para a escolha da Creatina os critérios mais considerados pelos profissionais de saúde são o grau de pureza e o selo de qualidade, com 7,4 e 6,1 de média ponderada, respectivamente. Os considerados menos relevantes, mas não menos importantes, são a marca, a dissolução e o sabor (que na categoria Whey Protein aparece em terceiro lugar

Critérios mais importantes para escolher a Creatina (média ponderada)

  • Grau de pureza: 7,4;
  • Selo de qualidade/origem: 6,1;
  • Lista de ingredientes: 5,5;
  • Preço: 5,0;
  • Concentração por porção: 4,3;
  • Marca: 3,3;
  • Dissolução: 2,7;
  • Sabor: 1,7.

Quando analisamos conhecimento versus preferência para a categoria de Creatina, vemos uma clara preferências em três marcas: Vitafor, Nutrify e Dux, que lideram o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Entre as menos conhecidas e preferidas pelas nutricionistas, estão a Black Skull e a Dobro.

Bebida proteica

Para a escolha de bebida proteica, a lista dos ingredientes e a composição nutricional são os dois atributos mais importantes na decisão de escolha, com 6,7 e 6,1 de média ponderada, respectivamente. Já a marca é pouco relevante, com 1,5 de média ponderada.

Critérios mais importantes para escolher a bebida proteica (média ponderada)

  • Lista de ingredientes: 6,7;
  • Composição nutricional: 6,1;
  • Qualidade: 5,6;
  • Tipo de proteína utilizada: 4,4;
  • Sabor: 4,2;
  • Preço: 4,1;
  • Selos e certificações: 3,4;
  • Marca: 1,5.

Quando analisamos conhecimento versus preferência para o segmento de bebidas proteicas, vemos uma clara concentração na preferência de poucas marcas, sendo a Verde Campo, a YoPro e a Piracanjuba as opções mais conhecidas e preferidas das nutricionistas entrevistadas.

A Dux e a NotCo aparecem nas posições mais baixas da pesquisa.

Contudo, como vemos que a marca é o fator menos relevante para as nutricionistas (1,5 de média ponderada), existe muita oportunidade de se consolidar como a bebida proteica favorita dos profissionais, se o produto atender aos principais critérios listados, sendo eles: lista de ingredientes (6,7), composição nutricional (6,1) e qualidade (5,6).

Barrinha proteica

Para a escolha de barrinhas proteicas, a lista dos ingredientes e a composição nutricional são os dois atributos mais importantes na árvore de decisão, com 6,7 e 6,1 de média ponderada, respectivamente. A marca é pouco relevante, com apenas 1,6 de média ponderada.

Critérios mais importantes para escolher a barrinha proteica (média ponderada)

  • Lista de ingredientes: 6,7;
  • Composição nutricional: 6,1;
  • Qualidade: 5,6;
  • Tipo de proteína utilizada: 4,8;
  • Sabor: 4,2;
  • Preço: 3,7;
  • Selos e certificações: 3,3;
  • Marca: 1,6.

Nesta categoria, a grande quantidade de marcas disponíveis, faz com que o grau de preferência seja mais pulverizado, com uma forte movimentação de posição das marcas dentro do panorama geral.

Entre as mais conhecidas e preferidas estão a Bold e a Nutrify, com 92% e 82% de conhecimento, e 41% e 39% de preferência. Já nos lugares mais baixos da tabela estão a Selvs e a Jhamal.

Contudo, como vemos que a marca é o fator menos relevante para as nutricionistas (1,6 de média ponderada), existe muita oportunidade de se consolidar como a barrinha proteica favorita dos profissionais, se o produto atender aos principais critérios listados, sendo eles a lista de ingredientes (6,7), a composição nutricional (6,1) e a qualidade (5,6).

Homens representam 60% dos shoppers de suplementos

Fonte: Saudabe Group

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário