Estudos mostram que creme dental e enxaguante bucal neutralizam vírus da Covid-19

Estudos estão em andamento para validar o potencial de produtos de saúde bucal para retardar a propagação do vírus causador da Covid-19

Estudos de laboratório mostram que cremes dentais com fórmulas contendo zinco e enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC), como os da Colgate, neutralizam em até 99,9% o vírus que causa Covid-19.

As pesquisas fazem parte de um programa de pesquisa da Colgate que inclui, dessa maneira, estudos clínicos entre pessoas infectadas.

O objetivo é, então, avaliar a eficácia dos produtos de higiene bucal na redução da quantidade do coronavírus na boca, potencialmente retardando a transmissão do vírus.

Nos estudos de laboratório, os cremes dentais Colgate Total 12 neutralizaram 99,9% do vírus após dois minutos de contato. Além disso, os enxaguantes bucais Colgate Total 12, Colgate Plax e Colgate PerioGard tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos.

Os estudos, concluídos em outubro, foram conduzidos em parceria com o Instituto de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Medicina Rutgers, em Nova Jersey (NJMS) e o Regional Biosafety Laboratories.

O vírus se espalha através de gotículas respiratórias ou pequenas partículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, canta, fala ou respira, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. 

 Estudos da Colgate

Um estudo clínico patrocinado pela Colgate, envolvendo cerca de 50 pacientes hospitalizados com Covid-19, foi conduzido no Instituto Albert Einstein, demonstrou, então, a capacidade do creme dental Colgate Total 12 com zinco, o enxaguante bucal Colgate Total 12 e Colgate Periogard com CPC, de reduzir significativamente a quantidade do vírus temporariamente na boca.

Dessa maneira,oOs pesquisadores planejam compartilhar os resultados no início de dezembro. Estudos clínicos adicionais patrocinados pela Colgate em cremes dentais e enxaguantes bucais estão em estágios iniciais na Rutgers, no Instituto Albert Einstein e na Universidade da Carolina do Norte, Escola de Odontologia Chapel Hill Adams, com a participação de cerca de 260 pessoas infectadas com a Covid-19. 

Seis dicas para expor produtos de higiene bucal 

Fonte: Colgate

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário