HPC

Exclusivo: 10 dicas para aumentar as vendas de HPC na sua farmácia

Confira as dicas da mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso, para explorar melhor os produtos de HPC na sua farmácia e aumentar suas vendas

Nem só de medicamentos vivem as farmácias e drogarias. E essa realidade vem mudando graças a produtos como os envolvidos nas categorias de Higiene & Beleza (H&B). De acordo com dados da Euromonitor International, de 2022, e presentes no Panorama do Setor da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto maior mercado consumidor mundial de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) – chamados na entidade pela sigla HPPC –, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, e ocupa a segunda posição mundial em consumo de fragrâncias, desodorantes e produtos masculinos.

Então, já passou da hora de você apostar nesses produtos na sua farmácia. Confira as dicas da mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso, para explorar melhor os produtos de HPC na sua farmácia e aumentar suas vendas:

1. Ter um mix adequado à farmácia, sua localização e ao público-alvo tanto em quantidade quanto em qualidade.

2. Investir na layoutização e na arrumação das categorias certas nos locais certos. Uma farmácia bem-organizada e com os produtos de cada categoria todos juntos e bem arrumados nos locais corretos traduzem-se em vendas sempre.

3. Qualificar os profissionais de forma que tenham conhecimento sobre as marcas; os benefícios dos produtos; preços de venda da loja (inclusive nos sites e mídias) e dos concorrentes.

4. Oferecer preços atraentes e, se possível, mostrar as relações entre os demais concorrentes, visto que o shopper sempre consulta antes na internet os preços e oportunidades oferecidos.

5. Possuir um site de qualidade, além de estar em mídias sociais da atualidade.

6. Oferecer a troca de pontos de fidelidade ou cashback em vendas dessas categorias. Se a farmácia já tem o próprio cartão de fidelidade, pode então planejar estratégias de vendas incentivando o acúmulo de pontos.

7. Promover ações diversas, como sorteios de produtos, cestas e outras que estimulem o shopper a concorrer, presencialmente, ao visitar as farmácias. Os produtos devem ser sempre os “premium” para que os consumidores realmente os desejem.

8. Promover ações sobre datas especiais, como: Dia da Mulher; Dia dos Namorados; Dia das Mães; Prevenção ao Câncer de Mama; entre outras ações, inclusive de cunho regional.

9. Oferecer amostra grátis. Poder experimentar os produtos é, sem dúvida, uma das melhores estratégias de vendas que a farmácia pode utilizar.

10. Oferecer cursos e espaços especiais para a aplicação de produtos. Afinal, quando você ensina o consumidor sobre como usar o produto de forma correta ou até mesmo apresenta uma nova maneira de utilizar o cosmético, a propensão para a compra é maior.

Setor de HPC bate recorde de crescimento em 2023

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário