Exclusivo: Ativa Logística tem novo centro de distribuição

Operador logístico focado na área de saúde, beleza e bem-estar tem planos de crescer acima de 20% em 2024

Como o objetivo de ser um elo entre a indústria e o varejo, a Ativa Logística participou de mais uma edição do Conexão Farma 2024, evento promovido em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).  “No segundo semestre, vamos inaugurar o nosso novo centro de distribuição, em Barueri (SP), com tecnologia de automação de todo o processo de transporte”, contou o diretor comercial da empresa, Ricardo Navarro, para a reportagem do Guia da Farmácia.

O operador logístico focado na área de saúde, beleza e bem-estar investiu R$ 15 milhões no novo armazém. O espaço tem área total de 25 mil m2, 65 docas e um sorter, além de sistema de automação com dois quilômetros de comprimento de esteira.

Navarro explicou que o sorter faz a leitura automática dos códigos de barras nas etiquetas nas caixas, que já propicia o cálculo do peso e cubagem da carga.

Além disso, cada caixa já é direcionada para a doca da região de destino da mercadoria. Segundo ele, com os processos automatizados, as operações e os processos ganham rapidez, eficiência, assertividade e maior segurança no fluxo de informações aos clientes, além de menor probabilidade de avarias.

O negócio

O executivo contou que a companhia vem crescendo nos últimos anos e, em 2024, planeja uma expansão de 20% a 25%.  Para garantir os mesmos níveis de qualidade e segurança da indústria até o ponto final de distribuição, a empresa conta, por exemplo, com farmacêuticos nos 23 CDs para acompanhar a gestão, a temperatura e as boas práticas de armazenagem e transporte.

De acordo com a gerente de qualidade da Ativa Logística, Camila Ramos, os armazéns, por exemplo, possuem sensores de temperatura online e/ou registro de equipamentos de data logger que registram a temperatura a cada 15 minutos.

“Nossa principal missão é garantir que os produtos cheguem ao destino final com respeito às normas sanitárias. Garantindo, assim, rastreabilidade, segurança e confiabilidade do produto ao consumidor. Para isso, contamos com o mapeamento de processos, treinamentos, monitoramentos, além de controle de temperatura, análises de não conformidades, auditorias entre outros processos”, disse Camila.

Relacionamento com canal farma

No evento, a empresa também aproveitou para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros; além de  gerar novas possibilidades de negócios.  A empresa ainda expôs um caminhão da sua frota elétrica. Em 2023, a companhia deixou de emitir cerca de 98 toneladas de dióxido de carbono.

Texto e foto: Denise Turco

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