Exclusivo: TOTVS movimenta digitalização do mercado farma

O consumidor já adepto da tecnologia impulsiona a digitalização do varejista e do distribuidor, que demandam soluções especializadas para lidar com a complexidade das operações

Em sua primeira participação no Conexão Farma, evento promovido em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), a TOTVS buscou estreitar o relacionamento e movimentar os negócios com setor.

“Já tínhamos um vínculo forte com a Abradilan, mas esse ano foi a primeira vez que viemos com o estande completo. Muito dos nossos clientes estão aqui e, então, é uma ótima oportunidade de nos conectarmos com o segmento e ajudá-lo a crescer”, afirmou o diretor- executivo de Varejo e Distribuição da TOTVS, Elói Assis, para a reportagem do Guia da Farmácia durante o evento.

No estande, a empresa demonstrou uma solução de ERP direcionada para os distribuidores farma. Ela auxilia na gestão de toda a operação, como processos de compra e venda, gestão de lotes e vencimento de produtos. Além de controles contábeis, financeiros e fiscais, além de um módulo de WMS. “É um sistema totalmente integrado que ajuda a lidar com a complexidade da distribuição de medicamentos, que exige muitos controles e cumprimento de regulamentações específicas”, disse o executivo.

TOTVS: “digitalização é fundamental no canal farma”

De acordo com Assis, atualmente, o investimento em digitalização é fundamental. “O consumidor já fez sua transformação digital, não vive sem o celular, por exemplo, e vai impondo isso aos negócios”, afirmou. Para ele, a farmácia avançou nesse aspecto. Uma vez que já consegue, a partir da identificação do cliente, oferecer descontos e benefícios, além de atuar no e-commerce e apps. “A farmácia reagiu muito rápido a esse movimento e agora a cadeia está reagindo junto”, disse. “O distribuidor está no meio dessa conexão e precisa se preparar para não ficar para trás, senão vai comprimido sua margem, tempo de entrega e processos. Ele pode perder vantagem competitiva e vendas”, disse Assis, complementando que, às vezes, é preciso não
apenas de tecnologia, mas uma mudança cultural para lidar com os desafios atuais do mercado.

Para além do ERP, o executivo também contou que a TOTVS oferece outras soluções para a digitalização. Um exemplo é o Business Performance, um conjunto de ferramentas focado em aumentar as vendas que possibilita integrar os negócios às plataformas de e-commerce e marketplaces B2B ou B2C, por exemplo. “A TOTVS sempre foi muito conhecida por soluções de gestão. Mas gente entende que o cliente está precisando ir muito além de ERP: ele precisa vender mais”, afirmou.

A companhia possui mais de 70 mil clientes e, nos últimos cinco anos, investiu cerca de R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira especializada, empresas de 12 segmentos da economia.

Texto e Foto: Denise Turco

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