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Exclusivo: Como aumentar as vendas de preservativos e lubrificantes na sua farmácia

Especialista dá dicas de como aumentar as vendas de preservativos e lubrificantes nas farmácias. Entenda mais sobre o assunto

Os preservativos fazem parte de uma vida sexual segura e saudável e o mercado oferece várias opções para todas as necessidades. Há preservativos masculinos e femininos, de tamanhos e texturas diferentes e até saborizados. Independentemente da escolha, os preservativos funcionam como uma forma de barreira de contracepção e proteção contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, hepatites, herpes genital e gonorreia.

O simples ato de comprar um preservativo na farmácia e drogaria pode ser algo corriqueiro para alguns, mas uma experiência um pouco embaraçosa para outras pessoas. O item precisa de uma área de exposição específica, diz o sócio-diretor da RPLLima Trade & Shopper Marketing e VP de Insights e Consultoria do Retail Farma Brasil, Rogério Lima. Ele alerta que, antes de tudo, o varejo precisa ficar atento que preservativo é uma categoria híbrida em termos de público. “É preciso fazer uma reflexão sobre a jornada de compra. Essa categoria inicialmente foi criada em um ambiente masculino, como se fosse exclusividade de compra de homem. Sabemos que isso não acontece. Hoje, a mulher também compra preservativo”, destaca Lima.

Outro ponto importante destacado pelo especialista é a abrangência da categoria, voltada para atividade sexual, ou seja, preservativos e lubrificantes voltados para essa finalidade. O hidratante vaginal não está incluso nessa categoria. Lima alerta para que as farmácias e as drogarias não coloquem este produto na área de preservativos. “Isso gera insatisfação e péssima experiência de compra”, avalia. Os hidratantes vaginais, geralmente, são prescritos por médicos, principalmente, para mulheres na menopausa ou com alguma condição de saúde, visando tratar o ressecamento.

Confira as dicas do especialista, para incrementar as vendas de preservativos e lubrificantes na farmácia:

  • Exposição: os preservativos não devem ficar “escondidos”, mas também não precisam estar posicionados na frente do balcão nem no checkout, áreas de grande fluxo de pessoas. O interessante para a categoria é estar na ponta de gôndola intermediária da loja.
  • Segmentação: separar em preservativo pack individual ou pack promocional de seis e nove unidades. Também é importante separar os preservativos por marca para melhor visualização do shopper de novos produtos e inovação
  • Packs promocionais: o pack promocional deve ficar exposto na parte mais alta da gôndola, para um ganho de atenção especial e para elevar o tíquete médio da categoria, que já tem maturidade de compras de SKUs voltadas para pack promocional.
  • Itens unitários: eles são de menor desembolso e podem ficar expostos em uma faixa intermediária mais baixa.
  • Lubrificantes: podem ser alocados numa posição mais inferior, todos juntos.

Como expor preservativos no ponto de venda

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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