Exclusivo: Como diminuir a ansiedade

A ansiedade é um sentimento parecido com angústia e apresenta também sintomas físicos

A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa que todos experimentam em certos momentos da vida. É uma reação natural do organismo a situações de estresse, perigo ou desafios. Ela prepara o corpo e a mente para lidar com ameaças percebidas, conhecidas como “luta ou fuga”. Essa resposta inclui a liberação de hormônios, como a adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca, a respiração e a atenção. Tudo isso para ajudar a pessoa a enfrentar ou fugir de uma situação potencialmente perigosa.

“No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e começa a interferir nas atividades diárias, ela pode se transformar em um transtorno de que compromete a mental caracterizadas por preocupações e medos intensos e desproporcionais em relação à situação real”, esclarece a psicóloga clínica e CEO da Clínica Via Vitae, Alessandra Araújo Vieira.

Vale dizer que a ansiedade é um sentimento muito parecido com angústia, incerteza, apreensão e medo que não se sabe identificar muito bem de onde vem.

A especialista dá dicas para diminuir a ansiedade:

Ativos que ajudam a diminuir a ansiedade

Quando usar? O uso de chás ou fitoterápicos para tratar a ansiedade deve ser considerado pelo paciente somente após falar com um médico ou um fitoterapeuta qualificado.

Efeitos: a resposta a essas substâncias pode variar entre os usuários. Além disso, o uso de ervas e fitoterápicos deve ser feito com cuidado e em consulta com um profissional de saúde, pois eles podem interagir com outros medicamentos e causar efeitos colaterais.

Valeriana: é usada há muito tempo como um medicamento natural para ansiedade e insônia. Ela pode aumentar a quantidade de Ácido Gama-Aminobutírico (GABA) no cérebro, um neurotransmissor que tem efeitos calmantes.

Passiflora (maracujá): tem efeitos sedativos e ansiolíticos. Ela pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, relaxando o Sistema Nervoso Central (SNC).

Lavanda (em óleo ou chá): é conhecida por suas propriedades relaxantes e calmantes. O aroma pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

L-teanina: é um aminoácido encontrado no chá verde. Ela pode promover relaxamento e melhorar a qualidade do sono. Além disso, pode ajudar a atenuar a ansiedade sem causar sonolência.

Kava-Kava: é usada tradicionalmente para reduzir a ansiedade. Ela parece afetar os neurotransmissores no cérebro, proporcionando relaxamento e alívio da ansiedade.

Erva-de-são-joão: é usada para tratar uma variedade de condições, incluindo a depressão e a ansiedade. Ela pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que pode melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Ginseng: é um adaptógeno, o que significa que pode ajudar o corpo a se adaptar ao estresse. Pode melhorar a resistência ao estresse e apoiar a função do sistema imunológico.

Exclusivo: 5 técnicas para controlar a ansiedade

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário