Exclusivo: 5 técnicas para controlar a ansiedade

A ansiedade é um sentimento parecido com angústia e apresenta também sintomas físicos, como taquicardia e até mesmo dificuldade para respirar

A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa que todos experimentam em certos momentos da vida. É uma reação natural do organismo a situações de estresse, perigo ou desafios. Ela prepara o corpo e a mente para lidar com ameaças percebidas, conhecidas como “luta ou fuga”.

Essa resposta inclui a liberação de hormônios, como a adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca, a respiração e a atenção. Tudo isso para ajudar a pessoa a enfrentar ou fugir de uma situação potencialmente perigosa.

As principais causas são solidão, salário baixo, condição social muito desigual, problemas de segurança pública ou violência ou muito estresse no trabalho. Ainda pode-se considerar relacionamentos muito tóxicos afetivos e no âmbito do trabalho.

“Por volta de 26% da população brasileira têm diagnóstico de ansiedade, sendo 1/3 desta população de jovens até 24 anos de idade e uma prevalência maior em mulheres”, diz a psicóloga e gerente de Saúde Mental do Hcor,
Silvia Cury Ismael.

Confira as dicas da psicóloga clínica e CEO da Clínica Via Vitae, Alessandra Araújo Vieira sobre o problema:

Técnicas para controlar os sintomas da ansiedade:

• Evitar exercícios intensos próximo à hora de dormir.
• Limitar o consumo de cafeína e álcool, especialmente à noite, pois essas substâncias podem afetar o sono.
• Praticar a higiene do sono: isso inclui estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir, como tomar um banho quente, ler um livro tranquilo ou ouvir música suave.
• Evitar pensar demais: caso a pessoa deite na cama com a mente agitada, preocupando-se com problemas ou pensando em tarefas, deve levantar-se e fazer algo relaxante até se sentir sonolenta.
• Em alguns casos, um médico pode prescrever medicação para ajudar a melhorar o sono, mas isso, geralmente, é considerado quando outras estratégias não são eficazes.

7 dicas de atividades físicas que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário