Exclusivo: como escolher a meia de compressão ideal?

Existem vários tipos de meias de compressão disponíveis (curtas, longas, diferentes tipos de compressão)

A meia de compressão é indicada como tratamento auxiliar das doenças venosas, inclusive no pós-operatório, pois melhora o retorno venoso dos membros inferiores para o coração.

Existem vários tipos de meias de compressão disponíveis (curtas, longas, diferentes tipos de compressão) e o cirurgião vascular ou o angiologista é quem deve indicar a melhor opção de acordo com o paciente.

“Antes, essas meias eram classificadas segundo a pressão exercida sobre a pele da perna (baixa, média e alta compressão), mas essa definição variava entre os fabricantes. Hoje, ela é feita de acordo com a pressão exercida em milímetros de mercúrio (mmHg)”, explicou o cirurgião vascular e endovascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV – SP), Dr. Rafael de Athayde Soares.

Conheça os diferentes tipos de meias de compressão disponíveis no mercado e quais as indicações de cada tipo, segundo o Dr. Soares:

  • Compressão entre 15 e 20 mmHg: são as chamadas meias esportivas, têm ação preventiva para aliviar as dores nas pernas.
  • Compressão entre 20 e 30 mmHg: são as meias terapêuticas indicadas para quem tem varizes, por exemplo.
  • Compressão de 30 a 40 mmHg: indicada para casos mais graves, como pacientes que apresentam inchaço, manchas e feridas nas pernas.
  • Compressão acima de 40 mmHg: para pessoas com problemas de circulação mais severos com inchaço resistente aos tratamentos, como linfedema.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário