PDV

Exclusivo: Como gerenciar a categoria unhas na farmácia

A composição do mix da categoria de unhas é essencial para ajudar os consumidores que querem realizar a esmaltação em casa

É essencial que as farmácias que pretendem ter bons resultados com a categoria unhas, estabeleçam uma correta composição do mix é uma estratégia determinante. E o sortimento precisa ir muito além das cores da estação. Nas gôndolas, é preciso oferecer e dar visibilidade a produtos que podem ajudar a consumidora que deseja realizar a esmaltação em casa. Nesse processo, os itens de cutelaria são fundamentais.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas para alcançar bons resultados com a categoria de esmaltação e cutelaria na farmácia.

  1. Esmaltes: a categoria deve ser organizada por marca, tonalidades, tipo de cobertura (natural, cremoso e cintilante) e por seus atributos (benefícios adicionais à cor), ajudando na identificação dos produtos. Outro ponto importante é que as marcas sejam expostas na vertical, sempre partindo das premium para as de valor no sentido do fluxo do corredor. Já as cores podem ser organizadas das mais claras para as mais escuras.
  2. Cuidados: na hora da composição do mix e de destacar os produtos nas gôndolas, vale lembrar que as consumidoras querem mais do que as cores da estação. Elas desejam artigos que tratem as unhas e ainda garantam durabilidade, e essa demanda precisa se refletir nas gôndolas. Isso quer dizer que ao mesmo tempo com que sonham com esmaltes mais duráveis, as consumidoras desejam contar com removedores de esmalte eficientes, porém pouco agressivos.
  3. Cutelaria: para que o processo de cuidados com as unhas seja completo, a ação se divide entre sete e nove etapas, dependendo do serviço agregado. Entre todas as fases básicas, a cutelaria está presente em quatro delas: corte/lixamento das unhas, remoção da cutícula, aplicação de esmalte e limpeza de resíduos. Portanto, além dos esmaltes – seja para colorir, preparar, tratar ou finalizar as unhas –, os itens indispensáveis são: alicate de corte ou cortador de unhas, espátula, alicate de cutícula, palito, tesoura e lixa de unha. Algodão, removedores de esmaltes e hidratantes para mãos e pés também entram nesta lista.

O que os consumidores esperam de 2023?

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário