Exclusivo: Como montar sua farmacinha para pequenos ferimentos?

Pequenos ferimentos podem ser remediados se o paciente tiver uma "farmacinha" em casa

Durante as viagens em família, seja no fim de semana, no feriado ou nas férias, ninguém quer que as crianças adoeçam. Mas, se isso acontecer, pode ser muito útil ter à mão um kit de medicamentos para os problemas mais comuns, de uma diarreia a um enjoo, uma febre ou picadas de inseto.

Um kit de primeiros socorros da família deve conter itens essenciais, como termômetro, tesoura, solução antisséptica, curativos, gazes ou esparadrapo.

Confira as dicas da pediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Dra. Gislayne Nieto Araújo, para montar sua farmacinha para pequenos ferimentos:

Tratamento para pequenas batidas

Hematomas ou “galos” geralmente ocorrem devido a quedas ou batidas. Para esses casos, a primeira medida é a aplicação de gelo envolto em tecido para minimizar o hematoma. Se o volume continuar aumentando, deve-se procurar um pediatra.

O que fazer em casos de arranhões?

Arranhões simples podem ser limpos com água e sabão e então tratados com antisséptico local. É importante evitar coçar ou retirar as casquinhas de cicatrização para prevenir infecções secundárias.

É preciso buscar ajuda médica:

• Quando a intercorrência causa dor de cabeça, sonolência ou vômitos recorrentes.

• Quando um corte pareça inflamado.

O que deve ser evitado?

É importante evitar o uso de qualquer substância que não seja indicada pelo médico, inclusive remédios caseiros.

Cuidados tópicos com ferimentos

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário