Exclusivo: Herbamed projeta crescimento de 80% em 2024

Empresa planeja aumentar representatividade no canal farma, com produtos focados em qualidade de vida e capacitação das equipes das farmácias

A Herbamed, fabricante de suplementos alimentares e nutracêuticos com sede em Assis (SP), vem direcionando esforços para conquistar mais espaço e confiança no canal farma.

Em sua terceira participação no Conexão Farma, evento realizado em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), a companhia focou justamente nesse objetivo.

Há 25 anos no mercado, até pouco tempo a Herbamed fornecia seus produtos para empórios, body shops e casas de produtos naturais. “Há cinco anos nos especializamos no canal farma. Montamos uma estrutura com produtos específicos e equipe com gerentes regionais, supervisores, representantes e promotores, porque a gente sabe que há muitas marcas nascendo. Por isso, é preciso fazer um trabalho diferenciado”, disse o diretor comercial da Herbamed, Lucas Rezende, em entrevista para o Guia da Farmácia durante o Conexão Farma 2024.

Estratégia

A estratégia que a empresa adota como diferencial junto às farmácias é associar o suplemento ao medicamento.

“A pessoa que faz um tratamento clássico com estatina, por exemplo, tem uma redução na produção de ATP, que é a energia das mitocôndrias do corpo. Ela tende a ficar mais cansada e a ter menos disposição. Mas, muitas vezes, o paciente não é informado sobre isso. Então hoje a nossa equipe de vendas e promotores ensina o PDV a associar um suplemento ao medicamento. Quando a farmácia vende uma estatina, pode associar também a um Q10, produto que vai fazer a produção de ATP voltar para um nível adequado”, explicou Rezende.

Atualmente, a Herbamed atende farmácias de 20 estados diretamente e via distribuidores, com planos de expansão. “No ano passado crescemos 35% e em 2024 temos a expectativa de crescer na casa de 80%. O número é bem alto porque a gente entende que o mercado está bem concorrido, mas a prestação de serviço além do fornecimento faz muita diferença para alcançar nossos objetivos”, afirmou o diretor.

Produtos de destaque na Herbamed

Atualmente, a Herbamed fabrica 140 SKUs, sendo a linha de colágeno tipo 2 FlexiGold, a campeã de vendas. Segundo Rezende, essa família de produtos tem a base de colágeno combinada com diferentes moléculas para entregar ingredientes específicos para diferentes públicos. Assim, há opções que combinam o colágeno tipo 2 ao magnésio, que auxilia no funcionamento muscular, ou ao ácido hialurônico, que ajuda a recompor e a lubrificar as articulações.

Outro destaque do portfólio é a creatina, que a Herbamed trabalha com uma abordagem de nutrição no canal farma, e não de suplementação esportiva. “Para o idoso ou quem sofre de sarcopenia, que é a dificuldade de ganhar massa muscular, a creatina vem com um papel de nutrição. Não é para ficar forte, mas para ter qualidade de vida”, disse o executivo. Nesse sentido, segundo ele, esse produto deve ganhar espaço também na gondola da área de nutrição da farmácia.

Outra frente de trabalho da indústria é a terceirização. “A Herbamed começou há seis meses a produzir marca própria e desde então criou um corpo técnico de pesquisa e desenvolvimento para atender às necessidades dos clientes”, contou Rezende.

Como recomendação para as farmácias, ele destaca a necessidade de capacitação de toda a equipe – do comprador, passando pelo gerente de loja até o balconista – para dar um atendimento mais qualificado ao consumidor final, que ainda conhece pouco os suplementos alimentares.
“Nosso objetivo é dar uma capacitação técnica para a farmácia. Hoje, a Herbamed conta com um time de nutricionistas e farmacêuticos que desenvolvem materiais e capacita nossa equipe para poder replicar na ponta, na farmácia. É informação segura”, afirmou.

“Uma equipe treinada aliada à exposição correta é um diferencial que faz o faturamento da farmácia crescer e muito”, finalizou Rezende.

Foto: Kathlen Ramos

Exclusivo: Os suplementos mais usados por atletas

Deixe um comentário