Exclusivo: Os 10 medicamentos fitoterápicos mais vendidos em unidades

Ranking da IQVIA revela os medicamentos fitoterápicos, que podem ser usados para diversas patologias, mais vendidos em farmácias

Os medicamentos fitoterápicos podem ser utilizados para doenças com complexidades diferentes: desde males menores até as de maior gravidade ou crônicas. Entretanto, o paciente é único em suas necessidades e cada caso deve ser avaliado cuidadosamente.

“Muitas vezes, o medicamento fitoterápico é escolhido prioritariamente em razão de apresentar menores efeitos colaterais e uma ação mais branda em situações de uso crônico. Considerando um processo reumático com dores intensas em um indivíduo que apresenta, por exemplo, problemas gástricos e sendo um problema crônico, apesar dos medicamentos de origem sintéticas serem mais efetivos, haverá maior manifestação de efeitos adversos o que, muitas vezes, inviabilizará sua utilização e, talvez, a opção terapêutica mais indicada seja o uso de um medicamento fitoterápico”, esclarece a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti.

Confira a seguir, os 10 medicamentos fitoterápicos mais vendidos em unidades, no MAT dezembro de 2022, segundo o Close-Up International.

TOP 10 FITOTERÁPICOS MAIS VENDIDOS EM UNIDADE

1) Hedera helix.

2) Passiflora incarnata.

3) Mikania glomerata.

4) Aconitum napellus + Cephaelis ipecacuanha + Mikania glomerata + Myroxylon balsamum + Nasturtium officinale.

5) Ginkgo biloba.

6) Valeriana officinalis.

7) Operculina alata.

8) Cassia fistula + Senna alexandrina.

9) Crataegus oxyacantha + Passiflora incarnata + Salix alba.

10) Aesculus hippocastanus.

Fonte: Close-Up International/Base: RM/Período: MAT 2022/12

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

 

Exclusivo: conheça os 20 analgésicos e antitérmicos mais vendidos no Brasil

Deixe um comentário