Com forte crescimento nos canais digitais de vendas, rede de farmácias Panvel conta com cerca de 600 lojas no RS, SC, PR e SP
A Panvel nasceu em 19 de junho de 1973 ao unir a força e o talento de duas das maiores redes de farmácia do Rio Grande do Sul (RS): a Panitz e a Velgos. No início, eram 33 lojas que formavam, na época, a segunda maior empresa no ramo em número de filiais no País. Hoje, são cerca de 600 unidades distribuídas no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e São Paulo (SP), com uma equipe de 10 mil colaboradores voltada a oferecer a melhor experiência de compra aos clientes.
Atuação que converge entre o físico e o digital numa rede omnichannel, estrutura pioneira no setor farmacêutico brasileiro. “A empresa alcançou reconhecimento ao longo da sua trajetória por estabelecer a inovação como um de seus pilares fundamentais. O digital é um dos nossos principais diferenciais competitivos no mercado farmacêutico brasileiro”, disse, em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.
Números recordes marcaram o ano de 2022 do Grupo Panvel. “Tivemos receita bruta de R$ 4,28 milhões, um crescimento de 23,5% se comparado ao ano de 2021. O desempenho positivo foi impulsionado por uma soma de fatores e estratégias assertivas da empresa, como os movimentos de expansão, performance das lojas, vendas no digital e resultados na comercialização de medicamentos e serviços. A companhia ainda antecipou um resultado previsto apenas para 2025: o maior nível de venda média por loja da história do Grupo, R$ 642 mil/mês; e apresentou ganhos consecutivos de mercado, chegando a 12,3% na Região Sul – 21,5% no Rio Grande do Sul, 5,8% em Santa Catarina e 6% no Paraná”, conta Neto.
O desempenho de 2022 confirma a assertividade das estratégias de negócio e evidencia a fase de colheita de ganhos de produtividade na companhia, que já se traduziram, no primeiro trimestre de 2023, em aumento receita média por loja e diluição de despesas com vendas, tanto de lojas quanto dos Centros de Distribuição (CDs). “Seguimos evoluindo nas ferramentas que aumentam nossa capacidade de impactar clientes e realizar novas vendas digitais. Também mantemos o ritmo dos movimentos de expansão da nossa rede, com foco na performance das lojas, vendas no digital, além de resultados na comercialização de medicamentos e serviços”, explica o executivo.
A linha própria de produtos Panvel foi lançada em 1989. Hoje, são mais de 1 mil itens (SKUs), incluindo maquiagem, dermocosméticos, proteção solar, ortopédicos, infantis, cuidados masculino e produtos para a casa. “No primeiro semestre de 2023, tivemos 141 lançamentos e estão previstos outros 400 para o segundo semestre. Os clientes têm uma relação de confiança com a marca Panvel e nós estamos focados em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e atentos às demandas dos clientes em loja para desenvolver novos produtos”, conta Neto.
Panvel lança carteira de saúde digital
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Julio Mottin Neto