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Farmácia 2.0: novas tecnologias e a experiência do consumidor

As vendas on-line e os serviços de entrega em domicílio levaram farmácias e drogarias a se adaptarem às novas tecnologias disponíveis no mercado, incluindo o uso de robôs e inteligência artificial

Não é novidade que o varejo farmacêutico e os hábitos de consumo por parte dos clientes mudaram com a pandemia da Covid-19, e criar novas experiências para o cliente se tornou essencial em tempos de compras online.   “A jornada de compras foi ainda mais digitalizada e o consumidor passou a ver o ponto de venda com outros olhos, obrigando o dono da farmácia a repensar sua estratégia e a automatizar processos, trazendo novas tecnologias à loja.

Assim, as vendas on-line e os serviços de entrega em domicílio levaram farmácias e drogarias a se adaptarem às novas tecnologias disponíveis no mercado, inclusive para melhorar a experiência do cliente nas lojas”, explica o especialista em varejo farmacêutico, Américo José.

Mas se engana quem acha que as farmácias aderiram somente a novos softwares ou programas para controle de estoque. No Brasil, há estabelecimentos que já estão utilizando robôs e programas com inteligência artificial para melhorar a gestão de processos e até a dispensação de medicamentos. 

Dados da Federação Internacional de Robótica, mostram que entre 2020 e 2022, a pandemia acelerou o crescimento do investimento em automação, que subiu 11% no período.

Já outro dado importante, de um relatório divulgado no Fórum Econômico Mundial, em 2020, mostrou que, até 2025, serão criados 10 milhões de novos postos de trabalho no mundo, justamente pelo cenário de convivência entre humanos, máquinas e algoritmos. E esta realidade continuará sendo percebida por diferentes setores da indústria, inclusive o farmacêutico.

“Essa é uma tendência do mercado e quem atua no setor precisa se diferenciar, principalmente na hora de oferecer experiências positivas aos clientes”, comenta Américo. 

Benefícios da automatização de processos na farmácia

Mas se você ainda tiver dúvidas do porquê deve implantar processos de automação na sua farmácia, é importante lembrar que no caso dos delivery, o processo da seleção e entrega dos produtos chega a ser até 22 vezes mais rápido quando automatizado. Em comparação à operação manual, os dados revelam que com a automação o cenário de atendimento nas farmácias ficou otimizado, já que:

  • Foram economizadas quatro horas de tempo gasto por dia no recebimento de mercadorias.
  • Houve crescimento de pelo menos 5% de produtos disponíveis nas farmácias.
  • Redução de 3 minutos para 8 segundos na dispensação de produtos.
  • Pelo menos 30 clientes a mais por dia sendo atendidos.
  • Redução de 4% na perda de medicamento por desvio e/ou vencimento.

A robotização das farmácias 

Já imaginou um robô capaz de selecionar medicamentos e entregá-los no balcão da farmácia em até 30 segundos? Pois isso já é realidade em alguns estabelecimentos do país. 

Fabricado e distribuído pela BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica no mundo, o robô utiliza inteligência artificial e apresenta uma série de funcionalidades que torna a operação de gerenciamento automático de medicamentos mais ágil e eficiente, abrangendo recebimento, armazenamento, dispensação e controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento.

O robô nasceu da necessidade de adaptação das farmácias às novas relações de consumo e foi pensado para revolucionar e aprimorar a rotina nas farmácias, otimizando o tempo de atendimento no balcão e melhorando a experiência do consumidor. Embora seja um movimento relativamente novo no Brasil, é importante destacar que essa tecnologia já está presente em 53 países e em mais de 100 pontos de venda na América Latina, para otimizar o atendimento nas farmácias, desde o atendimento no balcão até a experiência do consumidor dentro da loja com o mix de produtos geralmente oferecidos.

Dessa forma, a proposta com o BD Rowa, como é conhecido, é humanizar o atendimento. Enquanto o robô atua na organização e coleta de medicamentos e o dispensa até o balcão em segundos, o atendente e o farmacêutico podem exercer um papel mais estratégico de orientar o cliente quanto à prescrição médica, tirar dúvidas, oferecer escuta ativa, além de deixar o cliente à vontade para conhecer a loja, o mix de produtos oferecidos e receber atendimento personalizado. Assim, há redução de filas, devido ao rápido atendimento no balcão, e ainda evita aglomerações nas lojas.

“A automação é um caminho para as farmácias se diferenciarem dos concorrentes, que atualmente incluem outros pontos de venda como, por exemplo, lojas online e até supermercados. Com ela, farmacêutico passa a exercer um papel mais estratégico e próximo ao cliente. Parece contraditório, mas a tecnologia ajudará a humanizar a farmácia”, explica Américo. 

“Existe a necessidade em retomar o atendimento humanizado no varejo, assim, o robô atende os clientes nos ‘bastidores’ da farmácia, e com a automação, há otimização na gestão de medicamentos e produtos, desde o recebimento, armazenamento e dispensação até o controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento”, explica a líder de Medication Management Solutions na BD Brasil, Flávia Contin.

Realidade de automação

O Brasil conta, atualmente, com 15,3 mil robôs em operação e, de acordo com o estudo sobre automação em farmácias, realizado pelo Market Growth, o País deve fazer parte de um crescimento global considerável e contínuo até 2029, no setor farmacêutico.

“Nos últimos anos, a automação vem ganhando espaço para complementar o trabalho de diferentes profissionais, nos mais diversos setores da indústria – inclusive na farmacêutica. É uma solução que utiliza inteligência artificial para beneficiar quem busca por agilidade na operação e no atendimento”, destaca Américo. 

A automação pode ser uma grande aliada na absorção de atividades consideradas operacionais, pois torna a dinâmica da farmácia mais eficiente para que o capital humano, ou seja, os colaboradores, exerçam um papel mais estratégico no atendimento ao cliente e geração de novos negócios; 

“No mercado, há uma busca cada vez maior por eficiência. Acreditamos que empresas que investirem em otimizar processos terão um diferencial competitivo frente aos concorrentes e a automação de processos é um dos caminhos para adquirir eficiência. A BD planeja a confecção de outros tipos de robôs, com novas propostas de automação como self-checkout e outras soluções, que são conectadas ao robô principal, o BD Rowa”, destaca Flávia. 

 

A humanização por trás da robotização

Foto: especialista em varejo farmacêutico na Cherto Consultoria, especializada em franquias e varejo, Américo José

Fonte: Guia da Farmácia

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