Farmácia Popular oferece mais de 38 remédios

O novo Farmácia Popular garante gratuidade para beneficiários do Bolsa Família

A retomada do Farmácia Popular é uma das principais iniciativas do Governo Federal para o segundo semestre e tem como objetivo oferecer saúde e vida digna para todos os brasileiros. Essa iniciativa só é possível por meio da parceria com farmácias e drogarias da rede privada e acontece desde 2006, com adaptações ao longo do tempo para atender as demandas da população brasileira.

Com este último lançamento do programa, todos os beneficiários do Bolsa Família (aproximadamente 55 milhões de pessoas) poderão retirar gratuitamente qualquer um dos 39 medicamentos, além das fraldas geriátricas disponíveis: basta apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF em uma farmácia credenciada. Não há necessidade de novo cadastro pois o reconhecimento é feito dentro do próprio sistema.

Outra novidade é a oferta gratuita de anticoncepcionais e remédios para osteoporose, além de uma alternativa para facilitar o acesso da população indígena ao Farmácia Popular. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante responsável por retirar os medicamentos indicados para a comunidade. Neste caso, não será necessário sequer ter um CPF para ser atendido. O projeto piloto dessa iniciativa acontecerá no território Yanomami, em Roraima.

Com o lema “Aqui tem cuidado para todos”, o Farmácia Popular oferece de forma gratuita anticoncepcionais e medicamentos que auxiliam no combate a diabetes, asma, hipertensão e osteoporose. Além disso, também subsidia até 90% do valor de referência tabelado de fraldas geriátricas e remédios para dislipidemia – elevada taxa de lipídios (gordura) no sangue, popularmente conhecido como “colesterol alto” -, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e diabetes associada a doença cardiovascular. A oferta desses medicamentos serve para brasileiros de todas as classes sociais, já que todos estão suscetíveis a doenças.

Além dessas melhorias, o Farmácia Popular também tem como meta até o fim do ano estar presente em 5.207 municípios brasileiros, cobrindo 93% do território nacional. Para isso, está disponibilizando credenciamento de farmácias para 811 cidades – priorizando aquelas de maior vulnerabilidade e que aderiram ao programa Mais Médicos.

Como fazer o cadastro Farmácia Popular

Fonte: R7

Foto: Farmácia Popular

Deixe um comentário