Grupo Panvel tem forte crescimento de vendas, de resultado e ganho de marketshare no 3º trimestre

Vendas com alta de 26,5% e aumento de 39,1% do EBITDA sustentam previsão otimista para o fechamento do ano

O Grupo Panvel fechou o terceiro trimestre de 2022 com forte crescimento: aumento de 26,5% nas vendas do Grupo e de 26,3% nas vendas do varejo, e um crescimento de 39,1% no EBITDA ajustado em relação ao mesmo período do ano passado, números que sustentam o otimismo da companhia para o fechamento do ano e destacam o Grupo em relação aos seus concorrentes.

Além disso, mais uma vez a companhia apresentou ganho de marketshare em todos os Estados onde tem operações.

“Mesmo num contexto econômico desafiador, com pressões inflacionárias e na renda média da população brasileira, tivemos um forte desempenho nas vendas. Os investimentos em pessoas, em lojas, no nível dos nossos estoques e em tecnologia mais uma vez fizeram a diferença”, afirma, então, o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.

De acordo como diretor financeiro e de RI do Grupo Panvel, Antônio Napp, um investimento significativo antes do reajuste anual de preço dos medicamentos e a implementação de projetos estratégicos voltados aos medicamentos, como genéricos, permitiram, então, que o varejo atingisse uma margem bruta de 30,5% no trimestre – crescimento de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior.

“Esses dois resultados, de venda e de margem bruta, compensaram os efeitos inflacionários em nossas despesas com vendas, restando a pressão natural nas despesas do forte ritmo de expansão”, ressalta.

Já na Região Sul, a Panvel atingiu 12,0% de marketshare, um recorde de crescimento – 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior.

Para o diretor financeiro e de RI da companhia, os ganhos de marketshare se deram tanto pelo forte crescimento da base madura de lojas quanto pela qualidade de execução da expansão da Panvel Farmácias.

“Vemos muitas oportunidades, em especial no interior dos três estados que compõem a Região Sul”,reforça Napp.

Lojas

O ritmo de aberturas de novas lojas segue consistente: 68 nos últimos 12 meses.

Hoje são 548 lojas, no total – 384 no Rio Grande do Sul, 66 em Santa Catarina, 92 no Paraná e 6 em São Paulo.

O resultado está alinhado com o planejamento da companhia para 2022.

Maior participação do ano no digital

 A saber, a Panvel mantém, nos canais digitais, a posição de benchmark do varejo farma brasileiro, atingindo no terceiro trimestre a mais alta participação do ano, 16,1%.

As vendas por esses canais cresceram 25,8% no 3T22 em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo com uma base de comparação forte.

Para Napp, esse indicador demonstra a qualidade do modelo de negócio da companhia e da estrutura de entrega de última milha – com a entrega mais rápida do varejo farma brasileiro.

Grupo Panvel lança Panvel Ventures e anuncia primeira startup investida

Fonte: Grupo Panvel

Foto: Christiano Cardoso

Deixe um comentário