GSK Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade 2022

Farmacêutica GSK acaba de lançar novo Relatório de Sustentabilidade e revela melhorias em âmbito de ESG

A biofarmacêutica GSK lança a 4ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, reforçando o compromisso da companhia com a transparência e com as melhores práticas nas áreas Ambiental, Social e de Governança (ESG).

A GSK Brasil é a sexta maior multinacional farmacêutica em atuação no país. Globalmente, é uma das companhias mais sustentáveis no segmento desde 2014, segundo a Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da Standard & Poor´s (base do Índice Dow Jones de Sustentabilidade). No Brasil, também é uma das empresas com maiores índices de satisfação do cliente, de acordo com pesquisa do Instituto MESC/Google.

Em 2022, a companhia seguiu em evolução na agenda ESG, com destaque para o consumo de energia elétrica de fonte renovável em duas de suas instalações; o lançamento do novo Código de Conduta, que estimula a responsabilidade individual para alcançar resultados coletivos; a consolidação de importantes alianças a fim de ampliar o acesso aos produtos; e a implementação de processos cada vez mais ágeis aperfeiçoando o diálogo com stakeholders, prezando pela transparência.

Inspirado na metodologia GRI (Global Reporting Initiative), o relatório mostra ainda que a GSK atua em conformidade com os requisitos mais restritivos e acredita que uma governança corporativa eficiente é a chave para um modelo de negócio sustentável.

Diversidade, Equidade e Inclusão de talentos

A valorização dos funcionários é uma marca da companhia, que preza pela diversidade no quadro de colaboradores e pela autenticidade das pessoas visando criar um ambiente em que elas possam prosperar sendo quem são. Grupos de afinidades, formados e liderados pelos próprios colaboradores, fomentam discussões acerca de diversidade multirracial, pessoas com deficiência, mulheres em posição de liderança, questões da comunidade LGBTQIA+, assim como temas envolvendo o etarismo.

O Relatório demonstra que a GSK Brasil valoriza, na prática, a equidade de gênero nos cargos de liderança, com 49% deles preenchidos por mulheres.

A diversidade cultural é outra potente ferramenta para o desenvolvimento da companhia, que possui colaboradores de nove nacionalidades diferentes atuando no Brasil.

“A diversidade de talentos que temos na GSK nos possibilitou resultados excelentes em 2022. Conseguimos superar nossos objetivos graças a uma equipe comprometida e focada, que atua com muita entrega e dedicação. É essa multiplicidade de pessoas operando em sinergia que nos faz avançar cada vez mais”, destaca o presidente da GSK Brasil, Andre Vivan.

Responsabilidade Social

Por meio do #BemGSK, o programa de Responsabilidade Social Corporativa da empresa, que tem como missão fazer o bem à sociedade e gerar impacto positivo no entorno onde atua, realizou campanhas de doação para diversas instituições e famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2022, mais de 80 mil itens de higiene e limpeza, além de leite em pó, foram entregues às vítimas das chuvas da cidade de Petrópolis. O município, situado na região serrana do Rio de Janeiro, sofreu devido às fortes chuvas no início daquele ano.

Outro destaque no campo social é o Projeto Vulneráveis. Lançado há quatro anos, em parceria com fornecedores da GSK, o programa de inclusão estimula a contratação de trabalhadores pertencentes a grupos socioeconômicos em situação de vulnerabilidade. São observados uma série de critérios para essa contratação, principalmente de que o trabalhador resida em comunidades ou áreas de risco, com prioridade para as regiões vizinhas à sede da GSK, em Jacarepaguá, e de que seja o seu primeiro emprego.

Metas ambientais atingidas e renovadas

No âmbito ambiental, os esforços da companhia no Brasil estão focados na eficiência do consumo de energia, redução da emissão de carbono e do uso de água, além de melhorias no descarte de resíduos e embalagens.

O consumo de 100% da energia elétrica da fábrica, no Rio de Janeiro, é proveniente de fonte limpa e certificada. No Centro de Distribuição, localizado na Baixada Fluminense, não é diferente: 100% da energia elétrica é captada de forma totalmente independente da concessionária que opera na região. Esse é um dos marcos importantes na busca por eficiência energética e diminuição das emissões de carbono.

A empresa também obteve a marca de quase 22 milhões de litros de água reutilizados no país, totalizando 68 milhões de litros (o equivalente a 27 piscinas olímpicas) desde 2019, quando instalou seu sistema de reuso. Registrou ainda redução na geração de resíduos com avanços a cada ano.

Estamos comprometidos em evoluir a cada ano quanto ao conjunto de práticas ESG. Atuamos para mitigar os impactos ao meio ambiente, buscamos ser extremamente transparentes em nossos processos de governança e valorizamos ações de responsabilidade social e de estímulo aos nossos colaboradores”, destaca Andre Vivan. “Na GSK vivemos todos os dias o nosso propósito de unir ciência, tecnologia e talento, para juntos vencermos as doenças, conclui o executivo.

GSK compra farmacêutica especializada em remédios para a tosse crônica por 2 bilhões de dólares

Fonte: GSK

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário