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GSK CH e Big Data criam sistema para modernizar mercado farma no País

Além da recomendação personalizada de produtos, o sistema oferece também um desconto inteligente para cada farmácia, para que cada loja consiga atender aos seus consumidores

A GSK Consumer Healthcare (CH), em parceria com a Big Data, acaba de implantar em todo o Brasil um sistema que permite que farmacêuticos independentes – mais de 60 mil – recebam uma recomendação de produtos personalizados, gerando forte aumento de vendas.

O sistema tem como base a análise dos dados de vendas e mais de 17 mil variáveis de cada farmácia.

Além da recomendação personalizada de produtos, oferece também um desconto inteligente para cada farmácia, para que cada loja consiga atender  aos seus consumidores.

Piloto

Inicialmente implantado no Nordeste e em Santa Catarina, o piloto, que aconteceu nos três primeiros meses deste ano, gerou resultados positivos tanto para os farmacêuticos, que não ficaram com produtos parados nas prateleiras, conseguindo vender e lucrar mais, como para a GSK CH, que em comparação com o mesmo período de 2020, conseguiu aumentar em 29,5% as vendas para as farmácias que usaram a recomendação do projeto.

Esta inteligência artificial visa, portanto, auxiliar os donos de farmácia a agilizarem o processo de renovação de estoque e aumentar sua lucratividade.

Oferecendo, dessa maneira, ao consumidor o que, de fato, ele quer comprar, de acordo com a região, perfil de público e demanda.  

Tecnologia

Disponível nos sistemas de vendas das maiores distribuidoras farmacêuticas do país, o algoritmo de fácil utilização tem muita tecnologia por trás:

A saber, são mais de 17 mil variáveis para determinar o melhor pacote de produtos em cada loja.

Diariamente, o farmacêutico recebe uma recomendação de quais produtos e em qual quantidade é melhor ele comprar.

Quanto maior for a adesão do farmacêutico à recomendação, então, maior será o desconto recebido.

Portanto, desde maio, a GSK CH expandiu a ferramenta para todo o país, tornando-se pioneira no uso de Inteligência Artificial para MIP e produtos para saúde.

A GSK CH também tem planos para expandir a tecnologia para grandes redes de farmácia.

E começou os primeiros testes com a rede São João, que possui cerca de 700 lojas no sul do país.

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Fonte: GSK CH

Foto: Shutterstock

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