PDV

Guia da Farmácia: edição de fevereiro mostra autocuidado na farmácia

Farmacêutico pode aconselhar o paciente nesse momento, orientando ao uso correto de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs)

O autocuidado pode ser, sim, um ato benéfico ao paciente e favorável ao sistema de saúde, desde que praticado de maneira responsável e esse é o enfoque da edição de fevereiro do Guia da Farmácia.

Diante deste momento de pandemia, esse hábito passou a ser mais frequente de maneira global. Portanto, seja como forma de evitar filas nos postos médicos ou até mesmo por questões de restrição de renda familiar, a automedicação foi o caminho encontrado.

Mas o desafio de tornar o autocuidado possível e seguro, sem que ocorra a autoprescrição, que leva uma pessoa a fazer uso de medicamentos tarjados sem a recomendação médica, parece estar distante no País. Afinal, por aqui, estima-se que quase metade da população se automedique, e nem sempre a orientação é a mais segura, vinda de parentes ou amigos.

É justamente neste contexto que entra a figura do farmacêutico. Este profissional que pode aconselhar o paciente nesse momento, orientando ao uso de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) diante de males menores; ou aconselhando-o na procura um médico caso seja detectado um problema de saúde que mereça atenção especializada.

Dessa forma, para debater o tema, a matéria de capa da revista Guia da Farmácia de fevereiro analisa, justamente, o papel primordial que a equipe da farmácia exerce nesse momento e dá os caminhos para a dispensação responsável.

Outros destaques da edição de fevereiro do Guia da Farmácia

guia da farmácia fevereiro destaques

Entrevista: oferecendo soluções já capazes de detectar novas variantes, como a ômicron, além de testes 3 em 1, para identificar infecções de Covid e Influenza A e B, o CEO da ECO Diagnóstica, Vinícius Pereira, conta como a empresa avança no varejo farma.

Oportunidade: atender às demandas de grávidas e lactantes ao longo de toda a gestação deve ser uma prioridade de todo varejista. Assim, a farmácia precisa estar preparada para assistir as necessidades de saúde e beleza desse público importante e exigente.

Beleza: a estação mais quente do ano exige hidratação redobrada, seja da pele ou dos cabelos. A boa notícia é que o mercado de beleza oferece opções para todos os gostos e bolsos.

Especial Saúde: pernas cansadas, trombose, imunidade, constipação e picadas de insetos são alguns dos temas de saúde explorados na edição. Eles podem ajudar o farmacêutico a alcançar um bom atendimento ao consumidor.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Guia da Farmácia: Dia do Farmacêutico é destaque na edição de janeiro

Deixe um comentário