Aqueles que tiveram a oportunidade de visitar a última edição do Abradilan Conexão Farma, realizada em março, no Expocenter Norte, provavelmente visitaram o espaço Farmácia do Futuro, desenvolvido com exclusividade para o evento e que se tornou tema principal da edição de abril da revista Guia da Farmácia.
Tendo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) e a Contento Comunicação como principais responsáveis pelo projeto, entre diversos outros parceiros e fornecedores de consultoria, tecnologia e soluções envolvidos, o espaço comprovou que a farmácia do futuro está no presente.
São exemplos dessa realidade as farmácias clínicas, que comprovadamente vieram para ficar e transformam a farmácia num hub de saúde com execução de testes, vacinas e exames; a automação, atuante não somente para otimizar a gestão da loja, como também para proporcionar uma experiência de compras fluida ao consumidor, com lockers e selfcheckouts; novas propostas de layoutização dos ambientes, com espaços que agregam humanização, acessibilidade e conforto; e a omnicanalidade, permitindo que o cliente possa comprar e retirar os produtos na hora e no momento em que quiser.
Esse pequeno resumo mostra que o futuro já começou. Grandes redes pelo País protagonizam esse movimento no qual as farmácias independentes também começam a participar, mesmo que mais timidamente, e trazem o canal farma para um momento de grandes oportunidades, que devem crescer ainda mais com a atualização de resoluções que ainda impendem o avanço do setor.
Outros destaques da edição de abril do Guia da Farmácia
Entrevista: em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o CEO do Grupo DPSP, Jonas Laurindvicius, explica as principais conquistas da rede e os projetos futuros, envolvendo prestação de serviços e crescimento nos canais digitais.
Categoria – Vitamina C: nutriente combina com inverno, época de deixar o sistema imunológico mais resistente com a ingestão de alimentos e suplementos especiais para este fim
Ponto de Venda: especialistas recomendam que as farmácias se preparem com antecedência para o Dia das Mães, caprichando na experiência de compra, oferecendo kits personalizados e promoções exclusivas para encantar os clientes.
Especial Beleza: tendência da skinificação, com ativos usados nos cuidados para a pele e que agora são aplicados em produtos para couro cabeludo e fios; e cuidados com a acne e a pele oleosa foram temas de destaque nesta edição.
Especial Saúde: a edição de abril do Guia da Farmácia também destacou as doenças de inverno mais comuns; as causas da enxaqueca; intolerância ao glúten, entre outros assuntos.
Fotos: Toca/ Shutterstock
Guia da Farmácia: Dia do Consumidor é tema da edição de março