HMI infantil: problema que coloca a saúde bucal das crianças em risco

A Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é um distúrbio de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de um a quatro molares permanentes com ou sem envolvimento dos incisivos.

O que é?

A Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é um distúrbio de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de um a quatro molares permanentes com ou sem envolvimento dos incisivos.

Quais as causas?

O problema tem como etiologia principal os fatores sistêmicos, como as doenças infecciosas ocorridas de zero a três anos de idade, associadas à febre alta e uso de medicação antibiótica. As deficiências nutricionais, exposição a poluentes, complicações pré e pós-parto, componentes genéticos, entre outros, também são estudados como possíveis fatores etiológicos.

Sintomas

Essas alterações apresentam-se como um defeito qualitativo do esmalte, com características clínicas que variam de opacidades demarcadas branco-creme a amarelo-acastanhado, que podem levar a fraturas pós-eruptiva do esmalte com perdas estruturais de leve a severa e restaurações atípicas.

Quadro em crianças

As crianças acometidas, frequentemente, relatam dor nos dentes afetados, com sensibilidade à escovação e mastigação, podendo manifestar comportamentos negativos durante o tratamento odontológico.

Como identificar?

– Manchas escurecidas nos primeiros molares ou incisivos;
– As manchas são na maioria das vezes concentradas;
– Aspecto de esmalte poroso;
– Dente fragilizado e quebradiço; e
– Presença de sensibilidade em alguns casos.

Formas de tratamento

Os tratamentos propostos variam de acordo ao grau e localização da HMI, podendo ser voltados para a prevenção, reabilitação e até mesmo a extração do elemento dentário. Fluoretos, vernizes e aplicação tópica de flúor, por exemplo, são bastante utilizados no controle da sensibilidade e prevenção de cáries dentárias, uma vez que os dentes com HMI são mais propícios devido à fragilidade do esmalte desses dentes.

Referências
1. Neoclin. Disponível em: neoclin.com.br/hmi/. Acesso em: 01/02/2023.
2. Brazilian Journal of Health Review. Disponível em: ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/ view/20178. Acesso em: 01/02/2023.

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário