Primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil, a Farma Ventures traz mais uma solução inovadora para seu ecossistema de startups. A SleepUp é a primeira plataforma de terapia digital da América Latina para distúrbios do sono e prepara seu ciclo de expansão com foco nas farmácias.
Com essa nova incorporação ao grupo, a Farma Ventures soma oito startups em seu portfólio.
Dessa maneira, então, a meta é chegar a 15 ainda este ano e a 30 até 2025.
“Buscamos ideias disruptivas que não apenas resolvam dores do varejo farmacêutico, mas que também contribuam para democratizar o acesso à saúde por meio da tecnologia”, ressalta, portanto, o diretor de operações Giovanni Oliveira.
A venture builder auxiliará a SleepUp em seu processo de maturação.
A saber, a plataforma já está presente em duas redes de farmácias e tem negociações avançadas com outras grandes empresas do setor.
“Também queremos levar a terapia digital para a América Latina, Estados Unidos e Europa, onde já estamos buscando a validação clínica e regulatória”, comenta, então, a sócia e cofundadora da startup, cuja terapia digital conta com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renata Redondo Bonaldi.
Aprovação da Anvisa
A SleepUp iniciou operações em 2020 com um propósito claro de ajudar a resolver um problema crônico da saúde no país. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, mais de 73 milhões de brasileiros convivem com a insônia.
Na metade de 2020, a plataforma já se tornava uma das 250 integrantes do Samsung Creative Startups. Hoje, está entre as 100 Startups to Watch de 2022.
Em sua jornada, já passou por inúmeras aceleradoras e incubadoras, acumulou diversos prêmios e fomentos para pesquisa.
Com destaque, então, para a Fapesp PIPE 2, um programa de apoio da Fapesp a pequenas empresas no estado de São Paulo, e captou seu investimento pré-seed em 2021, totalizando mais de R$ 3 milhões de investimento.
“Com uma base coberta de mais de 100 mil pessoas, nosso crescimento no número de assinantes mensais é superior a 200%”, conta Renata.
Por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS, a plataforma, então, promove terapias comportamentais e cognitivas baseadas em protocolos clínicos da medicina do sono e da psicologia.
A jornada terapêutica do paciente inclui atividades como o preenchimento de um diário do sono, anamneses, testes clínicos, recursos de meditação, relaxamento e telemedicina por chat e vídeo.
A startup oferece planos gratuitos e por assinatura, com versões B2C e B2BB2C.
Fonte: farma ventures
Foto: Shutterstock