Indústria da beleza amplia share no varejo farma na feira da Abradilan

Dailus, Nupill e Professional Donna estão entre os expositores do setor

A indústria da beleza mira suas ações de vendas para farmácias e drogarias e usa a Abradilan Conexão Farma como plataforma de negócios. Esse movimento se justifica com diversos números de mercado. Um estudo do IQVIA, divulgado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em fevereiro último, durante encontro com representantes da beleza capitaneados pela Beauty Fair, uma das principais feiras de cosméticos do mundo, aponta que 32% das vendas totais do varejo farma em 2018 no País, que contabilizaram um faturamento de R$ 120,3 bilhões, foram provenientes de não-medicamentos, especialmente produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC).

Uma outra pesquisa da Mintel corrobora ainda mais com o otimismo dos representantes da beleza. Nela, as farmácias surgem como o segundo canal preferido de compras de cosméticos e perfumaria, por quase seis em dez consumidores (58%). Por isso mesmo, a 15ª Abradilan Conexão Farma, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo, surge como uma boa oportunidade para que a indústria do setor avance com as suas vendas no varejo farmacêutico.

Representantes da indústria beleza na feira da Abradilan

Desde 2017, a Dailus considera o varejo farma como um canal estratégico, afinal, 44% das vendas de maquiagens e esmaltes ocorrem nas farmácias. “Encerramos 2018 com avanços significativos e já trabalhamos com as principais redes associativistas. Mas enxergamos que podemos evoluir muito nesse canal, e, para 2019, temos duas prioridades: continuar o trabalho de expansão e consolidação das parcerias firmadas e dar início ao processo de expansão aos grupos de farmácias independentes, que, isoladamente, concentram 25% desse mercado”, explica a gerente nacional de vendas da Dailus, Samir Silva.

Segundo Silva, todos os skus das categorias de maquiagens e esmaltes da Dailus estão disponíveis para o canal farma. Porém, como diz ele, o ideal é analisar em conjunto com os parceiros o mix de produtos mais adequado para cada tipo de negócio e formato de loja. “Por isso, além de contribuir para a visibilidade da marca, a feira da Abradilan nos proporciona um ótimo momento para networking, pois temos a oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes, além de potencializar a geração de novos negócios”, afirma.

Expectativa de bons negócios

O diretor-presidente da Nupill, Roberto Vaz, também ressalta o crescimento do varejo farmacêutico nos negócios da companhia. “Nosso principal canal de vendas é a perfumaria. Mas nos últimos anos o farma vem crescendo e diminuindo essa diferença. Hoje ele já representa 35% das nossas vendas”, diz o executivo da empresa, que disponibiliza seus produtos nas farmácias desde 2007.

Vaz diz que começou a investir no canal farma após perceber a mudança no comportamento das redes, que melhoraram o mix e passaram a disponibilizar um espaço cada vez maior aos cosméticos. “Além disso, elas passaram a trabalhar com uma margem mais adequada e a competir com o canal alimentar, principalmente com as marcas multinacionais. Agora, acredito que o canal farma vai dedicar um esforço para conseguir aumentar o mix de marcas regionais, para equilibrar as margens na categoria de cosméticos, competindo com as perfumarias”, afirma o executivo.

Novata no canal farma, onde estreou no ano passado, a Professional Donna, marca de varejo da Itallian Hairtech, empresa de referência entre os cabeleireiros profissionais, está muito otimista com o desempenho em 2019. “Nesse cenário de expansão da marca, o papel dos distribuidores da Abradilan será fundamental. Eles têm a expertise e logística necessárias para ganharmos escala”, explica o gerente de marketing, Décio Alcântara, que prevê um incremento de 30% de seus produtos no varejo. “Na feira, conseguimos unir a indústria, o distribuidor e as farmácias e drogarias para a formação de parcerias e o fomento de negócios que contribuem com toda a cadeia”, finaliza Alcântara.

Serviço: 15ª Edição Abradilan Conexão Farma

Data: 19 a 21 de março 2019
Horário: 14h00 às 21h00
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000
Informações: [email protected]
A Abradilan disponibilizará de forma rotativa e em todo o período do evento, transfers entre a estação Tietê do metrô e o Expo Center Norte (trajeto estimado em 10 minutos).

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Pesquisa da Euromonitor indica tendências no setor de beleza

 

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário