Exclusiva: Surya Brasil mostra o potencial do apelo natural no canal farma

A CEO da Surya Brasil reforça que os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos ao que consomem. Nas farmácias, os espaços para esse tipo de produto tendem a crescer.

Uma grande tendência que tem se consolidado na indústria da beleza é o investimento em fórmulas veganas e utilização de produtos naturais, a fim de evitar o consumo de produtos químicos e tóxicos. Esse conceito é cada vez mais evidenciado nas principais feiras de negócios do setor e foi reforçado pela Surya Brasil durante sua participação no Conexão Farma 2024, evento realizado em março e desenvolvido pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).

Seja para reforço de imagem junto ao consumidor para uma marca visivelmente responsável ou para conquistar públicos específicos, é fato que as mais diversas marcas têm divulgado esse conceito, mas é importante esclarecer algumas dúvidas ao consumidor sobre o que é natural e o que é vegano. “Vegano é qualquer produto que não possui ingredientes de origem animal e não é testado em animais. Por sua vez, o produto natural é aquele que possui ingredientes de origem natural, variando em porcentagem. Vale mencionar que um produto vegano não é necessariamente natural e o inverso também é verdadeiro: um produto natural não necessariamente é vegano”, pontua a CEO da Surya Brasil, Clélia Angelon, em entrevista ao Guia da Farmácia.

Clélia aproveitou a ocasião para esclarecer também o conceito de orgânico, produtos em que os ingredientes são originários de plantações sem agrotóxicos e pesticidas, além de possuírem selos de certificadoras como USDA e Cosmos.

Alto potencial de consumo

A CEO da Surya Brasil reforça que os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos ao que consomem. Afinal, os ingredientes tóxicos não somente acarretam problemas superficiais como, ao longo do tempo, interferem na saúde em geral. Além de danificarem o planeta, impactando plantas, rios e atmosfera.

“As pessoas já estão bem mais atentas aos rótulos dos alimentos, mas aquilo que você passa no seu corpo é tão importante quanto aquilo que você ingere. É preciso estar atento aos produtos de beleza e cuidados pessoais em geral”, adverte Clélia.

Ela destaca que, na Europa e nos Estados Unidos, essa análise crítica em relação aos ingredientes já existe há algum tempo e agora os brasileiros também estão com esta mesma preocupação”, analisa.

Nas farmácias, os espaços para esse tipo de produto tendem a crescer. “Algumas tendências já apontam que o natural vai passar a ser uma categoria específica, ou seja, isso significa que o segmento farma vai passar a dar cada vez mais importância para este tipo de apelo. Além disso, já notei algumas áreas exclusivas para estes tipos de produtos nos pontos de venda, levando os consumidores a terem maior curiosidade e, consequentemente, maior conscientização sobre o impacto de utilizar produtos com componentes químicos a longo prazo”, diz.

Quando o natural está no DNA

Desde a sua fundação, a Surya Brasil é uma empresa com produtos veganos, orgânicos e com variação de 93% a 100% de ingredientes naturais. “Temos como pilar, desde a fundação, a Natureza, Ayurveda e Tecnologia. E vale explicar que Ayur significa vida e Veda conhecimento, ou seja, respeitamos o universo como um todo”, esclarece Clélia, explicando que, antes de iniciar uma formulação, o time de pesquisa e desenvolvimento da empresa faz uma avaliação crítica em relação a procedência da matéria-prima, portanto, temos uma rastreabilidade altamente rigorosa.

Foto: divulgação

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