Insights sobre o mercado farmacêutico dos EUA em 2023

O crescimento de produtos biológicos continua a superar outros produtos

Até o momento, os principais fatores no mercado farmacêutico dos EUA em 2023 incluem o fato de que os produtos biológicos continuam a crescer em um ritmo mais alto do que os não biológicos (com medicamentos especiais1 respondendo por mais da metade do mercado total), enquanto as receitas de genéricos sem marca continuam diminuindo, apesar do aumento das taxas de prescrição. Esses elementos foram tópicos de discussão na conferência virtual da IQVIA, Fusion 2023: Conectando dados, tecnologia e análises de forma inteligente , realizada de 16 a 17 de maio de 2023. A conferência foi projetada para permitir que os participantes imaginem as próximas etapas na otimização de conjuntos de dados complexos e abrangentes, dentro das tecnologias certas, para gerar insights mais precisos e repetíveis.

Diminuição da incidência de COVID-19, tosses, resfriados, influenza e VSR

Os participantes do Fusion 2023 ouviram que as mortes relacionadas ao COVID-19 continuam caindo, juntamente com a incidência de VSR, tosse, resfriados e gripe. As mortes por COVID-19 diminuíram para níveis próximos ao início da pandemia, uma indicação de que, pelo menos por enquanto, isso está se tornando uma ameaça menor. De acordo com essa tendência, a aceitação da vacina COVID-19 continua a diminuir, de cerca de 6% das prescrições em 2021, para 2,5% em 2022 e menos de 1% em 2023. Picos significativos foram observados no RSV e norovírus durante a última temporada de tosse, resfriado e gripe nos EUA, com a incidência de RSV aumentando acentuadamente no outono de 2022 e continuando no início de 2023.

Curiosamente, a temporada de gripe australiana em meados de 2022 e a temporada de gripe nos EUA no inverno de 2022-23 atingiram o pico antes das médias sazonais e experimentaram apenas um pico significativo. Em ambos os países, os pacientes pediátricos tiveram uma incidência particularmente alta de gripe, possivelmente devido à redução da imunidade após a falta de exposição a outras pessoas durante a pandemia.

O crescimento de medicamentos especiais supera os medicamentos tradicionais

Em 2022, o crescimento de produtos especiais ultrapassou o crescimento de produtos tradicionais, com uma participação de 51% no gasto total sem desconto (Figura 1). No total anual móvel (MAT) até janeiro de 2023 (MAT janeiro de 2023), os gastos especiais cresceram 11,7%, enquanto o crescimento tradicional cresceu 7,3% com base no preço da fatura.

Em março de 2022, os medicamentos especializados representavam 55% do gasto líquido, ante 28% em 2011. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento dos setores autoimune e oncológico.

Atualmente, a imunologia e os antitrombóticos lideram o crescimento das vendas de curto e longo prazo.

Dinâmica dos pontos de venda: as farmácias de varejo continuam fechando

Quase 700 farmácias fecharam no setor de varejo dos EUA nos últimos dois anos, com previsão de que o número de lojas continue diminuindo, incluindo fechamentos na CVS, Walgreens e Rite Aid. Os principais eventos neste segmento incluem a fusão planejada da Kroger’s e da Albertson, e o lançamento de um serviço da Amazon Pharmacy que oferece prescrições ilimitadas de medicamentos genéricos por uma taxa fixa de US$ 5 por mês. O horário reduzido das farmácias também é generalizado devido a problemas de pessoal nas farmácias de varejo.

As vendas de farmácias de lojas de alimentos (de supermercados que contêm farmácias, como Kroger’s, Albertson’s e Publix) registraram uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,9% em 2022, com o mercado de massa registrando um CAGR de 0,9% e cadeias de lojas (como Walgreens, Rite Aid e CVS) registrando uma queda geral de 0,2%. Isso está em linha com uma tendência geral de crescimento do varejo impulsionado por redes e alimentos nos últimos anos.

O Medicare Part D vê o maior crescimento de volume entre os métodos de pagamento

Entre os métodos de pagamento, o Medicare Parte D apresentou consistentemente o maior crescimento de volume nos últimos quatro anos, de 33,7% de participação de mercado em 2019 para 34,9% em 2022. Os cartões de desconto tiveram o maior CAGR durante esse período, vinculado à disponibilidade de genéricos e biossimilares, com alguma desaceleração no crescimento de 2021 a 2022. O uso de dinheiro continua a diminuir. Os pagamentos de terceiros (de seguradoras de saúde privadas e outros) ainda têm a maior participação de mercado, mas também estão diminuindo, de 45,3% em 2019 para 42,9% em 2022. O Medicare cresceu de 12,6% para 13,6% do mercado durante esse período.

Genéricos e biossimilares: oportunidades à medida que mais biológicos perdem exclusividade

Em 2022, 87,2% das prescrições de medicamentos de pequenas moléculas foram dispensadas como genéricos sem marca (valor ajustado), enquanto apenas 8,5% das receitas vieram dessa categoria de produtos. A tendência dos preços dos genéricos permanece próxima do ponto médio da histórica tendência deflacionária ‘natural’.

O mercado de biológicos continua a crescer mais rápido do que os não biológicos com base na fatura, respondendo atualmente por 46% dos gastos (Figura 4), ou cerca de US$ 260 bilhões, dos quais 14% são representados por moléculas que enfrentam a concorrência de biossimilares (US$ 38 bilhões) e 70% são detidos por moléculas com potenciais futuros biossimilares (US$ 181 bilhões). Desde 2007, 30 biossimilares foram lançados nos EUA, com mais 10 aprovados e com lançamento previsto para o final de 2023. Em oncologia, as participações de mercado dos biossimilares variam de 66% a 84%.

O mercado de biossimilares continuará a se expandir à medida que ocorrerem perdas de exclusividade, com lançamentos esperados e previsão de absorção para aumentar os gastos gerais com biossimilares para US$ 20-49 bilhões em 2027.

A crescente disponibilidade de biossimilares tem implicações diferentes para várias partes interessadas. Por exemplo, para os pacientes, a cobertura de seguro e os custos diretos são fatores-chave. Para os pagadores, as decisões de reembolso e a colocação no formulário de biossimilares afetarão a aceitação e a intercambialidade precisará ser abordada. Para os provedores, os principais fatores incluem estabilidade do paciente e adesão à terapia atual, probabilidade de cobertura do pagador e incentivos para a prescrição de biossimilares. As empresas de biossimilares precisarão identificar oportunidades viáveis ​​para o desenvolvimento de biossimilares com base em fatores como o retorno do investimento e o custo x benefício da intercambiabilidade.

Novos lançamentos: Oncologia responde por 38% dos novos produtos

Até o momento, foram oito lançamentos em 2023, em comparação com 11 lançamentos no mesmo período de 2022, com a oncologia respondendo por 38% dos lançamentos de produtos em 2023. Em 2023, quatro das oito novas entidades moleculares (NMEs) aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA mostram evidências de lançamento com base no fornecimento em canais ou sites ativos. Em 2022, o FDA aprovou 36 NMEs, dos quais 33 mostram evidências de lançamento.

Conclusão: COVID-19 diminui, medicamentos especiais dominam e biossimilares prometem crescimento

Até o momento, em 2023, as tendências no mercado farmacêutico dos EUA incluem:

  • As mortes por COVID e RSV, tosse, resfriados e gripe estão diminuindo
  • As especialidades farmacêuticas representam atualmente cerca de 51% das vendas totais do mercado
  • O papel do farmacêutico está crescendo rapidamente, com falta de pessoal
  • As farmácias continuam fechadas, com o horário de funcionamento das restantes lojas restrito devido a problemas de pessoal nas farmácias. As farmácias de armazenamento de alimentos estão tendo o maior crescimento CAGR
  • O Medicare Part D está registrando o maior crescimento de volume entre os métodos de pagamento, com uma participação de mercado de 34,9% em 2022
  • Genéricos sem marca crescem em receitas, respondendo por 87,2% das receitas, mas continuam caindo em dólares, para apenas 8,5% do faturamento
  • Os produtos biológicos respondem por quase metade dos gastos com medicamentos (46%), crescendo mais rápido do que outros produtos
  • Os biossimilares são agora uma realidade, com o Humira a enfrentar um concorrente dos EUA e muitos mais esperados. A maioria das oportunidades futuras de perda de exclusividade será em biossimilares
  • Até agora, em 2023, foram lançados oito novos produtos, contra 11 no mesmo período do ano passado. Oncologia responde por 38% dos lançamentos

Uma compreensão dessas tendências e como elas provavelmente se desenvolverão no futuro pode ajudar os patrocinadores a desenvolver e modificar com sucesso as estratégias de suas operações comerciais.

Exclusivo: Principais corporações do mercado farmacêutico cresceram 16,2% em 2022

Fonte: Pharma Innovation

Foto: Shutterstock

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