Margem e markup não são a mesma coisa, saiba como diferenciá-los

Identificar o valor certo de um produto é algo que exige estratégia, psicologia e atenção

O avanço da tecnologia e todas as facilidades que as soluções digitais permitem aos usuários fazem com que o consumidor tenha formas de comparar preços com mais facilidade, possa avaliar empresas por parte de outros clientes e tenha acesso a práticas de outras companhias, mesmo aquelas localizadas em pontos distantes de seu trajeto.

Os varejistas estão mudando e incorporando aspectos cada vez mais estratégicos, que vão além do cálculo mais puro que considera apenas fatores internos da empresa, como despesas, custos e lucros.

Fatores externos e intangíveis também passam a ser considerados nessa etapa da gestão, importantíssima para os resultados do negócio.

O consultor e instrutor em pricing da SimTax Consultoria e Treinamentos, Jiovanni Coelho, destacou em sua palestra Lucratividade e Preço de Vendas, ocorrida na última terça-feira (19/03), na sala Varejo em Foco, coordenada pela Contento Comunicação, durante evento Abradilan Conexão Farma 2019, que ainda há muitas dúvidas entre os varejistas, sobretudo no que diz respeito ao que é margem e markup.

Ele questiona: “Você compra e precifica todos os seus produtos buscando ter lucratividade, certo? Porém quando vai fechar o mês, parece que não sobrou o que tinha planejado? É uma sensação frustrante, não é?”

Segundo Coelho, esse cenário pode mudar. “Você pode ter grande experiência em seu negócio e estar até aplicando o método de markup, mas o convido a entender o conceito de margem. A principal diferença deste método é que ele garante o ganho sobre a venda, o que deixa a lucratividade mais clara. Pare de usar markup e comece a usar margem.”

As vantagens são: ter a lucratividade do negócio de forma clara; não ter problemas e erros de comunicação; e ter tranquilidade na hora de dar desconto e comissão, pois tido estará na mesma base, ou seja, no preço de venda.

O simulador que ele mencionou durante sua palestra, estará disponível no Portal do Guia da Farmácia (www.guiadafarmacia.com.br) em breve.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário