4 oportunidades para as farmácias brasileiras no mundo digital

Aplicativos, comércio eletrônico, vestíveis e telemedicina ganham espaço na rotina dos consumidores, exigindo uma adaptação rápida e permanente das empresas

Nesse contexto, companhias que atuam na área da saúde, a exemplo do varejo farmacêutico, já começam a esboçar mudanças a fim de atender a esta nova demanda.

Oportunidades para as farmácias brasileiras:

1. Qualidade do conteúdo

No mundo, já existem 165 mil aplicativos de saúde, com milhões de páginas de informações. No entanto, a qualidade dos dados é amplamente questionável. Encontrar um bom aplicativo de diabetes, apesar de haver muitos, representa uma difícil missão.

2. Dificuldade dos brasileiros com outros idiomas

Grande parte dos conteúdos de saúde on-line está, predominantemente, em inglês. Assim, seria válido introduzir informações sobre saúde on-line no mercado brasileiro. É interessante firmar parcerias com empresas de conteúdo de saúde dos Estados Unidos, como WebMD, Google e Mayo Clinic, para desenvolver portais informativos de alta qualidade para o consumidor local.

3. Brasileiro adora smartphones

Calcula-se que, até maio de 2016, o número de smartphones no País tenha chegado a 168 milhões e que, até 2018, alcance 236 milhões, segundo dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Assim, se torna uma oportunidade, para empresas que atuam na área, motivar o uso de aplicativos de saúde para melhorar a fidelização; introduzir aplicativos móveis para obter lembretes de tomar e repor medicamentos; programar reposições e fazer pagamento on-line para evitar longas filas nas lojas; e fornecer pontos de programa de fidelidade para comportamentos saudáveis.

4. O brasileiro espera muito tempo por uma consulta médica

Enquanto nos Estados Unidos estima-se que existam 2,4 médicos/1.000 pessoas, no Brasil, esse número é de 1,9 médico/1.000 pessoas. Assim, introduzir serviços de telessaúde para melhorar o acesso e impulsionar visitas às farmácias traria um grande benefício à população.

Pelo mundo, novas tecnologias vêm sendo aplicadas pelo varejo farmacêutico, fazendo com que esses estabelecimentos possam agregar uma oferta de serviços revolucionária para seus clientes

Fonte: gerente sênior de produto do IMS Health, Brian Clancy

Foto: Shutterstock

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Edição 301 - 2017-12-01 Novo ano em vista

Essa matéria faz parte da Edição 301 da Revista Guia da Farmácia.