A2F mostra a força das marcas próprias no País

Criando marcas de suplementos alimentares e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), empresa aposta em inovação na terceirização de marcas para o varejo e para indústrias, estimando um crescimento de 30%

Natural de Ourinhos, no interior de São Paulo, a A2F tem se destacado no mercado na oferta de marcas próprias para a indústria e para o varejo. Com foco em suplementos alimentares e MIPs, a companhia já detém 800 marcas e tem capacidade de produzir 35 milhões de cápsulas ao dia.

A força do mercado de marcas próprias já é comprovada em números. Segundo dados da NielsenIQ, divulgados no Portal da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), os produtos de marca própria já estão em 34% dos lares do Brasil e um a cada quatro itens nos carrinhos de compras já são desta categoria.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o sócio-diretor da empresa, Luiz Bernardo, avalia que o grande diferencial da companhia está no suporte que é dado a todos os seus clientes, que vai desde as análises iniciais de mercado; potencial; oportunidades; apoio em ações de trade marketing; entre outras formas de consultoria. E para ele, essa estratégia envolvida na criação da marca é que garante o sucesso do produto no mercado.

“É importante o cliente saber que tem com quem contar. É um caminho muito árduo desenvolver uma marca própria sem uma indústria de fato parceira e preocupada com o desenvolvimento dele e em apoiá-lo na jornada”, avalia.

Acompanhe, a seguir, os principais momentos desta entrevista.

Guia da Farmácia • Desde quando a A2F está no mercado? Qual a história da empresa no País?

Luiz Bernardo • O empreendedor Ademar Faveri iniciou sua jornada no segmento em 2002, com o nome de OURIFITO Farmácia de Manipulação. Adotou, em 2018, o nome A2F Indústria Farmacêutica que, na época, tinha capacidade de produção de 1 milhão de cápsulas ao dia.

Ao longo dos anos, foi investindo e evoluindo em um parque fabril de última geração e tecnologia de ponta. Hoje, somos capazes de produzir até 35 milhões de cápsulas ao dia. Produzimos mais de 800 marcas e nos orgulhamos de dizer que nunca perdemos clientes.

Guia • Onde está localizado o parque fabril da A2F? São quantos colaboradores?

Bernardo • Estamos em Ourinhos (SP) e geramos mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos.

Guia • Qual o maior objetivo da A2F no mercado hoje?

Bernardo • A A2F é uma indústria focada em desenvolver marcas próprias, com um full service único, que vai desde as análises iniciais de mercado; potencial; oportunidades; todo desenvolvimento artístico da marca (nome, embalagem, rótulo); aspectos regulatórios; aprovações e registros; à industrialização e entrega (sell in) dos produtos; além de estratégias para sell out e apoio em ações de trade marketing.

De fato, nos preocupamos com o processo inteiro, porque só teremos sucesso quando nosso cliente tiver sucesso também. É um ciclo que precisa acontecer de forma coesa e constante.

Guia • Qual o crescimento da empresa de 2021 para 2022? Quais foram as principais apostas da empresa?

Bernardo • Desde 2019, na verdade, estamos vivendo, ano após ano, um crescimento extraordinário, fruto de muito trabalho, investimento em tecnologia e inovação, além do pioneirismo presente no DNA de todos nós.

Foi o caso da produção de Acetilcisteína como suplemento alimentar, que se iniciou em junho de 2020 e figurou até o fim do ano passado como único no mercado, e fez toda a diferença para suprir uma deficiência desse produto no mercado nos últimos invernos.

Guia • E qual a alta esperada para 2023? Onde estarão concentrados os principais investimentos?

Bernardo • Neste ano, começamos com um marco na história da A2F. A companhia DOMINA FARMA adquiriu todas as marcas próprias da indústria, criando uma holding de marcas de suplementos alimentares e MIPs.

A A2F este ano focará mais do que nunca em inovação na terceirização de marcas para o varejo e para indústrias, estimando um crescimento de 30%.

Guia • De modo geral, os produtos desenvolvidos pela A2F são suplementos alimentares, certo? Em quais apresentações?

Bernardo • Produzimos suplementos alimentares e MIPs. Esse é o nosso DNA. Temos mais de 150 formulações testadas, estabilizadas, aprovadas e regulamentadas. Cem por cento das formulações da A2F passaram por processos de estabilização.

Entre as principais formulações estão os multivitamínicos, fórmulas naturais, linhas de antiácidos e protetor hepático, produtos específicos para ossos, músculos, energia, kids, gestantes, ômegas e muitas outras.

Guia • Cite alguns dos principais suplementos desenvolvidos pela empresa.

Bernardo • Temos orgulho de todas as formulações e de todos os projetos, mas alguns produtos tangibilizam nosso pioneirismo, qualidade e inovação. O ESTOMAKLER é o único 2 em 1 do mercado brasileiro. Ele carrega dois benefícios em apenas um sachê: protetor hepático e antiácido.

O GREEN REX é um superproduto também. Energético em cápsula com formulação exclusiva, prático e versátil, como o dia a dia tem de ser. Ambas as marcas são de propriedade da DOMINA FARMA.

Além deles, gostamos de destacar que somos pioneiros na produção de Acetilcisteína como suplemento alimentar, que tem exatamente os mesmos benefícios que um medicamento.

Guia • Qual o potencial dos suplementos alimentares no Brasil? Quanto esses produtos cresceram em consumo no mercado nacional?

Bernardo • O Brasil ainda é um país que consome muito pouco suplemento alimentar por habitante, se comparado ao mercado norte-americano. Na nossa visão, alguns fatores colaboram para esse cenário, como a falta de informações e, ao mesmo tempo, o excesso de exposição de produtos.

O consumidor, quando se depara com uma gôndola cheia de suplementos, fica confuso e perdido. Poucos sabem ler o rótulo corretamente, ou entender a composição da tabela nutricional e, principalmente, sabem o que de fato o organismo precisa para se manter saudável. Portanto, o potencial de crescimento é grande, especialmente após o início da pandemia de Covid-19.

Desde então, os brasileiros têm, cada dia mais, se preocupado com a saúde e com a suplementação daquilo que somente a alimentação não consegue garantir. No entanto, é primordial que possamos instruir e ensinar os consumidores a escolher e olhar muito além da caixinha bonita ou do preço.

Guia • Qual o perfil do público consumidor?

Bernardo • Mulheres e homens de todas as idades.

Guia • Quais os principais clientes da A2F hoje?

Bernardo • Nós nos orgulhamos de dizer que nunca perdemos nenhum cliente, desde que iniciamos nossa jornada. Temos muitas e muitas boas histórias para contar e citar duas ou três seria injusto com tantos projetos bacanas que temos. Por isso, convidamos a todos para visitar o nosso site e nossas redes sociais para conhecer esses projetos.

Guia • E o mercado de marcas próprias? Qual o potencial no País?

Bernardo • É um movimento natural para o crescimento e diferenciação dentro do varejo. Necessário para aqueles que desejam crescer.

Nossa experiência no dia a dia nos permite dizer que o potencial é enorme se a marca e a linha de produtos forem planejadas dentro de uma análise pragmática de mercado, concorrentes, preços, benefícios, entre outras variáveis. E se o varejo que pretende administrar essa marca se preparar para isso. Gestão de marca própria requer dedicação, organização e envolvimento integral.

Guia • Quais os benefícios que uma marca própria pode trazer para uma farmácia?

Bernardo • Muitos! Maior independência administrativa e financeira, ter algo único e exclusivo que possa fidelizar e identificar a sua marca, gerar senso de identidade e orgulho entre os colaboradores, entre outros.

Guia • Na sua visão, como as farmácias podem potencializar os produtos de marca própria no ponto de venda (PDV)?

Bernardo • Somos diretos em afirmar que uma marca própria precisa de gestão. Quando um cliente nos procura para fazer a sua linha de produtos, reforçamos desde o princípio que ele precisa se preparar para isso.

Nós temos clientes que performam incrivelmente bem porque dedicam tempo e cuidado para a sua marca. Não tem erro! Agora, importante o cliente saber que tem com quem contar. É um caminho muito árduo desenvolver uma marca própria sem uma indústria de fato parceira e preocupada com o desenvolvimento dele e em apoiá-lo na jornada.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: A2F

Nova era para as bulas

Edição 367 - 2023-06-14 Nova era para as bulas

Essa matéria faz parte da Edição 367 da Revista Guia da Farmácia.