Alguns segredos da inovação e do sucesso

O mercado exige inovação e transformação. Quem se adequar a essa realidade alcançará o topo do sucesso

Recentemente lancei, pela Contento Comunicação, um livro cujo título é Liderança para todos. Aos que já leram o livro, aqui vai um complemento que li na Forbes:

“A cura para a Apple não é o corte de custos: a cura para a Apple é inovar”. Steve Jobs fez essa declaração quando voltou para a empresa depois de um período de 12 anos fora dela. A empresa estava perto da falência. Depois disso, todos nós sabemos o que aconteceu: ele lançou inovação atrás de inovação, revolucionando computadores, entretenimento, música, varejo, mobile e telecomunicações e formou o império que existe até hoje.

Veja, a seguir, uma lista de princípios que levaram Jobs ao sucesso e que podem ser aplicados por qualquer líder.

Faça o que você ama. A inovação não acontece sem paixão. Steve Jobs não era  apaixonado por computadores; ele amava criar maneiras de fazer as pessoas desenvolverem todo seu potencial e amar o que faziam. Pergunte a si mesmo: “O que faz o meu coração bater mais forte?”. Siga a resposta.

Deixe a sua marca no universo. Paixão alimenta, mas é a visão que dirige a energia para o destino certo. Na década de 70, computadores pessoais eram apenas um hobby. Jobs e Steve Wozniak tiveram a visão de colocar o computador nas mãos de todas as pessoas e eles são uma realidade hoje. Jobs disse que a tarefa de um líder é contratar as melhores pessoas e mantê-las alinhadas em busca da visão do negócio. Mantenha o seu time focado na visão.

Criatividade é conectar as coisas. Jobs acreditava que um conjunto amplo de experiências leva as pessoas a conclusões que outros não conseguem alcançar. As pessoas associam ideias de campos diferentes e as aplicam no produto e serviço que estão procurando. Hoje, a conectividade é tudo!

Diga não a mil coisas. “Inovação vem ao se dizer não a mil coisas”, disse Jobs. Quando ele retornou à Apple, reduziu drasticamente o número de produtos e todos eles passaram a ser um time de ponta. Isso se aplica ao mix das farmácias que, muitas vezes, precisa ser revisto e reduzido. 

Crie grandes experiências. Ele inovou a experiência do consumidor ao fazer um dos melhores modelos de atendimento ao cliente. Jobs tinha uma visão maior do que deveria oferecer aos seus clientes. Não fique olhando apenas para seus concorrentes e, sim, crie experiências excepcionais para todos os seus consumidores.

Domine a mensagem. Jobs era um mestre em contar histórias e ele trabalhava duro nisso. Sua habilidade em fazer apresentações foi sendo refinada ao longo de anos de prática. Você pode ter grandes ideias, mas não consegue convencer outros se não transformá-las em produtos e serviços inovadores. Melhore a história que conta de sua empresa e de seu negócio.

Venda sonhos, não produtos. O visionário teve sucesso porque ele vendeu sonhos, não produtos. Quando abriu a primeira Apple Store em 2001, disse que a loja não venderia computadores; ela “enriqueceria vidas”. Poucos ligam para produtos novos, mas todo mundo só se preocupa consigo mesmo e como os produtos tocam a sua vida. Crie serviços e produtos que ajudem as pessoas a alcançar seus sonhos e você conseguirá atingir seus objetivos.

Sempre há como melhorar seu negócio; essas inspirações podem ajudá-lo. Experimente! 

Prazos encurtados

Edição 282 - 2016-05-01 Prazos encurtados

Essa matéria faz parte da Edição 282 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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