Atenção à pele das brasileiras

Saindo do e-commerce para as lojas físicas, a Rosa Selvagem tem, hoje, no canal farma, um pilar importante para o crescimento. O foco da empresa segue nos tratamentos para pele, com destaque para ações de clareamento

Bastante reconhecida pelas brasileiras no comércio eletrônico, a marca Rosa Selvagem, que está no mercado desde 2019, agora resolveu reforçar suas atividades nas lojas físicas e, nesse cenário, o canal farma recebeu uma atenção especial.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o sócio fundador da empresa, Diego Leite, e o diretor comercial e de marketing, Taumaturgo Rocha Nascimento, mostraram que os planos de ação com estes pontos de venda (PDVs) já foi desenvolvido.

“Hoje, já estamos 100% estruturados para ambos os canais, sendo que, para farmácias, consideramos as redes, associações, franquias e lojas independentes. As praças iniciais, após o Nordeste, serão desenvolvidas nesta ordem: Norte, SP, RJ, PR, MG e Centro-Oeste”, revela Nascimento.

Hoje, a Rosa Selvagem se diferencia pelos produtos que têm como alvo o clareamento da pele, trabalhando com ativos como a Rosa Mosqueta. Acompanhe, a seguir, na entrevista, os produtos de destaque e estratégia de crescimento no mercado nacional.

Guia da Farmácia • Desde quando a Rosa Selvagem está no mercado nacional?

Diego Leite • Estamos no mercado desde 2014, porém, eram outras duas marcas focadas apenas no estado de Pernambuco (PE). Há quatro anos, em 2019, teve o nascimento da Marca Rosa Selvagem, com o objetivo de distribuição nacional.

Guia • Onde está localizado o parque fabril da companhia? São quantos colaboradores?

Diego Leite – Hoje, são mais de quatro parques fabris e cada um é localizado em uma região estratégica por conta de tempo de produção e lead-time de entrega. Eles estão localizados em São Paulo (SP) (Sorocaba e Atibaia) e Aparecida de Goiânia (GO). Ao todo, somos em mais de 300 colaboradores diretos.

Guia • Quais são os produtos carros-chefes da companhia?

Diego Leite • A Rosa Selvagem é especialista em clareamento de pele e o principal carro-chefe é o Óleo Natural Clareador à base de Rosa Mosqueta + 4 Óleos. O segundo é o Ácido Clareador e o terceiro, Sérum Clareador.

Recentemente, tivemos o lançamento do Suvaquinho, desenvolvido em parceria com o influencer Carlinhos Maia, e que já se tornou um item de curva A. Suvaquinho é um desodorante para tratamento de odor e com ação clareadora.

Guia • Os produtos da Rosa Selvagem são muito reconhecidos pelo clareamento da pele. Quais são os ativos envolvidos nos produtos?

Diego Leite • Sim. A Rosa Mosqueta e + 4 Óleos, sendo: óleo de amêndoas, óleo de pracaxi, óleo de melaleuca e óleo de girassol, porém, o que faz a maior diferença é a tecnologia aplicada no desenvolvimento e junção dos óleos, que é a Biomimética e também inclusão da vitamina E na composição.

Guia • Qual o modo de uso indicado e em quanto tempo os usuários podem visualizar os primeiros resultados?

Diego Leite • Falando sobre o Óleo Natural Clareador, por exemplo, ele pode ser usado duas vezes ao dia. Dentro de 28 dias, já se consegue visualizar os resultados, com clareamento entre 20% e 30% das manchas, que não sejam oriundas de alguma ação química ou algo que precise ser avaliado por médicos dermatologistas. O correto é utilizar no mínimo 90 dias para ter um melhor resultado e manter o uso contínuo, pois atingirá o nível máximo de clareamento e continuará como prevenção.

Guia • Quais são os principais públicos-alvo da empresa?

Taumaturgo Nascimento • Todas as pessoas que tenham necessidade de clarear manchas/áreas escuras. Contudo, nossos principais clientes, atualmente, são do sexo feminino nas idades entre 18 e 40 anos.

Guia • Por muito tempo, a Rosa Selvagem teve suas vendas concentradas no e-commerce. Por que decidiram disponibilizar os produtos em lojas físicas também?

Taumaturgo Nascimento • Tivemos muita procura do produto em drogarias/perfumarias e muitas sugestões dos próprios consumidores no SAC da empresa. Principalmente de clientes de regiões mais distantes do País e que demoram muito mais tempo para receber o produto.

Guia • Desde quando a Rosa Selvagem passou a disponibilizar seus produtos no varejo farmacêutico? Quais as expectativas da empresa com esse canal?

Taumaturgo Nascimento • Desde abril do ano passado, com esses relatos do consumidor, Diego Leite, que é um dos sócios e fundadores da marca, começou, em Recife (PE), sua terra natal, a trabalhar o canal farma e perfumarias. Em seguida, procurou expandir na região Nordeste e alcançou o reconhecimento dos consumidores.

Um trabalho exemplar, cuidando bem de perto de cada PDV e entendendo o posicionamento do produto no varejo físico.

A expectativa é a de disponibilizar a Rosa Selvagem para todo o Brasil, ou seja, para que todo consumidor tenha acesso ao produto e não apenas aqueles que utilizam plataforma digital e que possam aguardar dias para receberem.

Guia • Os produtos estarão disponíveis em farmácias de todo o País ou terão algumas praças iniciais?

Taumaturgo Nascimento • Em junho do ano passado, eu, junto com a minha Consultoria FT, entramos na empresa com metas de incrementar os resultados. A minha experiência como executivo dos canais farmácia e perfumaria, me trouxeram ao posto de diretor comercial e de marketing, com a missão de desenvolver a marca em todo território nacional.

A primeira missão já está quase concluída, que é a equipe comercial especializada para cada região do Brasil e os distribuidores para serem nossos parceiros no abastecimento.

Hoje, já estamos 100% estruturados para ambos os canais, sendo que para farmácias, consideramos as redes, associações, franquias e lojas independentes. As praças iniciais, após o Nordeste, serão desenvolvidas nesta ordem: Norte, SP, RJ, PR, MG e Centro-Oeste.

Guia • Qual tem sido o investimento da empresa em influenciadores e mídias sociais?

Diego Leite • Temos investido mais de R$ 10 milhões por mês. Hoje, são várias alavancas de sell out e a principal são os influenciadores com as mídias sociais. A grade é de 412 influenciadores, porém, são os top 50 do ranking e que conversam com o nosso consumidor.

Guia • Quanto a empresa pretende crescer em 2023 em relação a 2022? Quais as expectativas de crescimento da empresa com os novos canais de venda?

Taumaturgo Nascimento • O objetivo de crescimento da empresa é de 27% no canal e-commerce. Já com os novos canais, podemos dizer que iremos crescer o dobro ou mais do faturamento atual, pois não estamos conseguindo mensurar devido à velocidade de expansão. Acredito que poderemos triplicar o faturamento da companhia ainda este ano.

Esse resultado também se deve aos lançamentos, pois teremos mais de 40 apresentações apenas este ano e ainda desenvolveremos novas categorias com inovação, como fizemos com o clareamento.

Guia • Qual o potencial do mercado da beleza no Brasil?

Taumaturgo Nascimento • Aproximadamente R$ 125 bilhões, porém, temos os pés no chão e não queremos abraçar todas as subcategorias. Nosso foco continuará sendo a categoria de pele e com o crescimento de 27%. Sempre faremos o que está ao nosso alcance e com 100% de êxito, igual fizemos até aqui.

Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Rosa Selvagem

Uma cesta de oportunidades

Edição 368 - 2023-07-14 Uma cesta de oportunidades

Essa matéria faz parte da Edição 368 da Revista Guia da Farmácia.