fbpx

Mitos e verdades sobre o diabetes

O diabetes é uma doença crônica, sem cura, que atinge 425 milhões de pessoas ao redor do mundo

Parte da população não se atenta aos riscos da doença e desconhece ser portadora, o que faz com que ela cresça a índices alarmantes.

Diabetes não é uma doença tão séria.

Mito: de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, as condições associadas ao diabetes causam mais mortes do que o câncer de mama e a AIDS juntos. Duas em cada três pessoas com diabetes morrem em função de problemas cardiovasculares ou derrame.

Veja Mais

Se você está acima do peso ou obeso, um dia vai desenvolver diabetes tipo 2.

Mito: estar acima do peso é, sim, um fator de risco para o diabetes tipo 2, mas há outros, como a história familiar e a idade. Sobrepeso não é o único fator.

É muito fácil saber se você tem diabetes, os sinais são claros.

Mito: o diabetes não tem sintomas claros. Algumas pessoas com pré-diabetes, por exemplo, podem apresentar sinais mais aparentes do que uma pessoa com diabetes. As complicações também não são iguais para todas as pessoas. É importante realizar exames de rotina, saber quais são os fatores de risco e buscar o diagnóstico correto.

Comer muito açúcar causa diabetes.

Depende: a resposta não é tão simples. O diabetes tipo 1 é causado por fatores genéticos, entre outras causas ainda desconhecidas. O diabetes tipo 2 é causado por fatores genéticos e estilo de vida.
Estar acima do peso contribui para o risco de desenvolvimento do tipo 2, e uma dieta hipercalórica, não importando a fonte das calorias, favorece o ganho dos “quilos a mais”. Ou seja, é preciso ter cuidado com qualquer alimento muito calórico ou gorduroso, não somente doces.

Em uma análise geral, é possível afirmar que cerca de  8% a 9% da população brasileira possui diabetes. O percentual já é expressivo, mas torna-se ainda maior entre a terceira idade. Estima-se que entre 19% e 25% das pessoas com mais de 65 anos convivam com a doença. Nesta faixa etária, o Brasil é o 5º país com maior número de diabéticos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
Foto: Shutterstock

Aceita app?

Edição 312 - 2018-11-01 Aceita app?

Essa matéria faz parte da Edição 312 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.