Depois de uma grande data de vendas ou promoção, muitos varejistas encaram o mês seguinte como um momento de respiro, de “organização da casa”. O que muitos não enxergam é que esse período é perfeito para se criar laços com os clientes e, então, fidelizá-los, afinal, o pós-venda pode se tornar a pré-venda da próxima operação do seu e-commerce.
Nos períodos de Black Friday e Natal, os varejistas já costumam aplicar algumas técnicas para atrair os clientes no mês seguinte, como os facilitadores de troca de produto, com períodos de 30 a 60 dias, cupons promocionais, brindes, descontos diretos em itens relacionados e até mesmo a queima de estoque de coleções passadas. Não estou dizendo que essas estratégias não funcionam pelo contrário. No entanto, podemos ir além delas.
O primeiro ponto de atenção é que, hoje, há um movimento forte dos consumidores em prol do capitalismo consciente, que visa muito além do lucro e cuida para que os impactos sociais e ambientais do seu negócio sejam positivos. É preciso estar neste lugar. A pandemia fez aumentar a percepção dos consumidores para essa temática, sobretudo, a geração mais nova, que está ligada às pautas de sustentabilidade e questões sociais e ambientais de governança (ESG). Porém, a dica de ouro é ir com calma. Não tente parecer “mais sustentável” do que realmente é.
Dessa forma, duas palavras que estão no foco do varejo em 2021 são: consciência e consistência. Os valores e propósitos da empresa precisam estar claros a todos e, para isso, a comunicação com o cliente precisa estar bem estruturada. Mas como fazer isso?
A resposta está na construção de um relacionamento personalizado. Afinal, cada cliente é único e se você o fizer se sentir desta forma, ele voltará a investir seu dinheiro, comprando produtos no seu estabelecimento. O funil de vendas, aqui, passa a ser um loop, em que cada transação finalizada vira um pontapé para a próxima. Portanto, aproveite para interagir com o cliente em todos os canais de venda, seja físico ou on-line. Assim, você se aproxima dele e o entende melhor, podendo pensar em estratégias direcionadas para uma próxima operação.
Outro aspecto importante é o uso do retargeting no e-commerce, que recupera vendas a partir de segmentações, personalizações e recomendações, utilizando diversos pontos de interação com o cliente, como e-mails, banners e até o SMS. O bom uso das soluções de retargeting gera grandes resultados para o varejo. A exemplo, no segmento de moda, os clientes Linx Impulse tiveram aumento de 318% no valor médio (em reais) por sessão porque adotaram técnicas que mantinham os clientes por mais tempo no site e utilizaram ferramentas automáticas em diversos canais que estimularam o consumidor a voltar a interagir.
O mercado evoluiu muito rápido e, a cada dia, a concorrência dos e-commerce ficam maior. Portanto, é importante ser criativo, tanto nas interações com os clientes, quanto nas estratégias de venda, afinal, os consumidores gostam de novidades e, quase sempre, o que já funcionou no passado, não funcionará outra vez.
Fonte: Guia da Farmácia
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