O poder do elogio no resultado da equipe

Atualmente, as lideranças elogiam pouco. Mas reconhecer o esforço e dedicação de um funcionário pode motivá-lo a se empenhar mais em suas atividades

Todo bom líder sabe da importância que é elogiar o trabalho de um colaborador, isto não é novidade.

As lideranças precisam criar o hábito de elogiar. O elogio estabelece uma relação de reciprocidade entre a equipe; faz com que o elogiado se sinta bem e ache que está no caminho certo e passe a produzir resultados cada vez melhores.

O elogio não se associa somente a um processo de feedback, em que são discutidos os pontos fortes e fracos do colaborador; muitas vezes, as pessoas têm a necessidade apenas de ouvir que fizeram um bom trabalho e não saber onde precisam melhorar.

Existem gestores que, por nunca terem recebido um elogio, não conseguem parabenizar uma pessoa, pois não foram orientados para isso. Para eles, qualquer trabalho é digno de comentário ou crítica e não de reconhecimento. Há outros que até foram orientados, mas que não elogiam, porque têm medo de dar visibilidade a outros de forma que representem algum tipo de ameaça. E há ainda os que justificam sua atitude por falta de tempo…

Não temos essa cultura. Toda vez que nos é solicitado descrever em pouco tempo três características positivas de pessoas que trabalham conosco, há dificuldade em fazê-lo; já se o exemplo for o contrário, provavelmente há muito mais facilidade de destacar.

Quando uma pessoa recebe um elogio sincero pelo que faz, é como se os hormônios reconhecessem tais comandos imediatamente e começassem a agir positivamente, elevando a autoestima, transformando-a em um sujeito mais seguro, ousado e assertivo. Todo esse processo resume-se em reconhecimento e valorização da pessoa e não tem custo algum para a empresa e muito menos para quem o pratica.

Cabe observar ainda que não é só a pessoa que recebe o elogio que fica gratificada, quem o pratica também; pois, ser grato e reconhecer outra pessoa também faz bem para quem lidera. Ambos obtêm resultados positivos e se motivam a produzir mais.

Tudo isso é muito óbvio. No entanto, apesar de tão claro, muitas organizações investem alto em treinamentos motivacionais para no final enxergar o óbvio: é preciso elogiar!

Como implementar o hábito de elogiar no dia a dia de trabalho? Um elogio não deve ser dado sem critério. A importância de elogiar está em reconhecer uma atitude relacionada a uma ação concreta ou comportamento observável. Elogios não são adjetivos aplicados às pessoas, mas, sim, a ações que ampliam a motivação. É uma forma de incentivar a manutenção ou o crescimento de aspectos positivos do indivíduo.

Para elogiar alguém da equipe é fácil: um bilhetinho; um gesto de OK, um “tapinha nas costas” resolvem. Não precisa de nenhuma ferramenta especial além da boa vontade.

Lembre-se de que ao reconhecer um mérito, o líder não deve criar expectativas relacionadas a aumento de salário ou outro tipo de recompensa monetária.

As pessoas gostam e merecem ser elogiadas e valorizadas pelo que entregam e, por isso, eu pergunto: você já elogiou alguém hoje?

Aumento de imposto

Edição 280 - 2016-03-01 Aumento de imposto

Essa matéria faz parte da Edição 280 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

Deixe um comentário