Para se executar um projeto de design de uma farmácia ou perfumaria, é necessário pensar na distribuição dos produtos e criar uma setorização, a fim de que seja possível atrair o consumidor e, de forma sutil, fazer com que permaneça mais tempo dentro da loja. É uma maneira saudável e imperceptível de induzi-lo a compra dos produtos.
O ambiente deve ser pensado de modo que torne agradável a permanência do consumidor dentro da loja. É importante que seja aconchegante a ponto de tornar imperceptível o tempo destinado às compras, por mais que seja longo.
Lojas de perfumaria, farmácias ou até megastore precisam ter a preocupação com seu layout, criando setores diferenciados e sem esquecer-se de distribuir e destacar produtos sazonais. Os itens promocionais, que são os temporários e normalmente de grande saída, também precisam ter um espaço em evidência para atrair os consumidores. O ideal é que fiquem em locais de destaque e de fácil acesso. Essa disposição pode ajudar a impulsionar as vendas.
O planejamento adequado do layout das lojas mostra ao cliente sua importância, dando a sensação de satisfação garantida. Fato que ajuda na fidelização dos clientes.
Trabalhar a iluminação também é primordial e torna o ambiente agradável e confortável. Ambientes bem iluminados e arejados tendem a vender mais, pois transmitem a sensação de bem-estar e saúde. Além disso, uma iluminação adequada valoriza as embalagens dos produtos e garante que o consumidor possa visualizar títulos, embalagens e rótulos de modo a ajudar na escolha dos produtos que serão comprados.
É importante, também, se preocupar com a acessibilidade do público da melhor idade e com necessidades especiais. O layout da loja precisa favorecer o acesso e mobilidade de idosos e deficientes. Os ambientes precisam oferecer rampas que facilitem a locomoção de idosos e cadeirantes a pavimentos diferentes. Quando a loja possui vários andares, é importante também que existam elevadores para facilitar. Além disso, todas as rampas e escadas precisam ser acompanhadas de corrimão e fitas antiderrapantes no chão para evitar acidentes.
A loja também sai ganhando quando valoriza o público feminino. É importante proporcionar espaços de atendimento de beleza, sempre pensando no conforto e bem-estar das clientes, garantindo seu retorno e o consequente sucesso da empresa.