Ultradent se fortalece no canal farma

Linha de produtos da empresa, reconhecida como profissional e especializada na redução da sensibilidade dentinária, já está disponível nas gôndolas das principais redes

Presente no mercado global há 45 anos, a empresa norte-americana Ultradent se fortalece, a cada dia, no mercado brasileiro e com o canal farma entre os pilares importantes para este crescimento.

Há duas décadas em solo nacional e com sede na cidade de Indaiatuba (SP), recentemente, a empresa apostou em oferecer sua linha de produtos ao consumidor final, aproveitando sua extensa expertise na fabricação de produtos para higiene bucal, incluindo cremes dentais, tanto para a própria marca quanto para outras renomadas marcas do setor.

“Essa sólida base tecnológica e conhecimento nos levou a estabelecer uma produção local aqui no Brasil, adaptando nossa estratégia de vendas às particularidades do mercado nacional”, afirmou, em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o diretor da Ultradent, Giancarlo Schneider.

Acompanhe, a seguir, este bate-papo na íntegra.

Guia da Farmácia • Há quantos anos a Ultradent está no mercado global? Qual a origem da empresa e principais produtos desenvolvidos?

Giancarlo Schneider • A Ultradent está no mercado global há 45 anos, promovendo a saúde bucal com Ciência, Inovação e Educação. Originária dos Estados Unidos, seus principais produtos são voltados para o segmento odontológico.

Guia • Especificamente no mercado brasileiro, a empresa está há quantos anos? Qual o core business da companhia por aqui?

Schneider • A Ultradent do Brasil celebrou seus 20 anos no mês de maio deste ano, seguindo os valores e princípios da empresa. Estamos localizados em Indaiatuba, estado de São Paulo, sendo a única operação de fabricação fora dos Estados Unidos. Isto nos dá a condição de adaptação das nossas soluções às necessidades locais.

Guia • Qual o crescimento da empresa de 2023 para 2024? Quais foram as principais apostas no período?

Schneider • Estamos crescendo de três a quatro vezes acima do crescimento do segmento, o que nos indica que nossa visão de futuro e nossas prioridades estão sendo bem executadas.

Nosso crescimento sustentável vem do equilíbrio entre execução comercial, vendas e marketing, caminhando em sinergia, estruturação na área de serviços, qualificação de nosso programa de educação contínua e expansão de nosso portfólio de produtos nas mais diversas especialidades da odontologia.

Guia • E quais os investimentos de 2024 para 2025?

Schneider • Nosso principal objetivo é fortalecer nossa equipe, garantindo que o crescimento e a progressão de carreira sejam reconhecidos e incentivados.

Estamos comprometidos em desenvolver os talentos dentro da empresa, enquanto também fortalecemos a confiança de nossos líderes em todas as áreas. Estamos estabelecendo parcerias com instituições de ensino para criar um ambiente colaborativo e compreender melhor o futuro da odontologia.

Isso é fundamental para impulsionar nosso ciclo de inovação. Além disso, estamos investindo em novas ferramentas tecnológicas para manter nossa produção competitiva e alcançar altos padrões de desempenho.

Guia • Os produtos da Ultradent são todos importados ou existe alguma linha de produção nacional?

Schneider • Nossa fábrica localizada em Indaiatuba é muito próxima ao aeroporto de Viracopos, o que facilita nosso processo logístico também. Estamos produzindo localmente inúmeros produtos de nossa linha com visão e projetos de localização de ainda mais produtos que até então eram produzidos apenas na matriz nos Estados Unidos.

Isso não só nos dá uma maior competividade no mercado brasileiro, como também no latino-americano. Nossas exportações têm crescido de forma muito acelerada e consistente. O mercado brasileiro exige localização de operação devido ao grande número de competidores locais.

Guia • Recentemente, a Ultradent resolveu desenvolver linhas para o consumidor final que são vendidas em farmácias. Qual o objetivo dessa ação?

Schneider • Nossa matriz possui uma extensa expertise na fabricação de produtos para higiene bucal, incluindo cremes dentais, tanto para a própria marca quanto para outras renomadas marcas do setor.

Essa sólida base tecnológica e conhecimento nos levaram a estabelecer uma produção local aqui no Brasil, adaptando nossa estratégia de vendas às particularidades do mercado nacional.

Nossa linha de produtos, reconhecida como profissional e especializada na redução da sensibilidade dentinária, é prescrita pelos dentistas para seus pacientes, que encontram esses produtos disponíveis nas prateleiras das principais redes de farmácias. Estamos constantemente expandindo nosso portfólio e, em breve, teremos mais novidades para atender às necessidades do mercado consumidor.

Guia • A princípio, qual será o portfólio de produtos da Ultradent desenvolvido para o canal farma?

Schneider • Nos próximos três anos, eu diria que cremes dentais, enxaguantes dentais e dessensibilizantes.

Guia • Além desses, há outros lançamentos previstos em curto prazo?

Schneider • Temos várias avaliações neste momento em nosso pipeline de desenvolvimento, mas o plano é nos fortalecermos nesse nicho e canal de vendas.

Guia • Qual será a estratégia de vendas? Vocês contarão com a prescrição de dentistas ou as ações de marketing serão para o usuário final?

Schneider • Sim, os dentistas orientam seus pacientes, pois acreditamos que isso faça parte de um protocolo de tratamento e atendimento, e o usuário final o encontra de forma acessível para manutenção do uso.

Guia • Na sua visão, qual potencial do mercado brasileiro de oral care?

Schneider • É gigantesco à medida que promovemos saúde oral na população. Ainda temos uma parcela muito significativa da população que tem acesso restrito ou periodicidade inadequada para a saúde oral. Poucos produtos do segmento odontológico são encontrados no modelo farma de distribuição e isso tende a mudar com o tempo.

Guia • Como o canal farmácia deve ajudar no crescimento dos resultados da Ultradent?

Schneider • Vejo nosso desafio mais como uma oportunidade de fortalecer nossa posição, especialmente considerando a sólida consolidação do canal no campo médico e de cosméticos.

É fundamental que validemos nossas estratégias com os profissionais de odontologia, garantindo que nossos produtos sejam recomendados apenas por especialistas qualificados, evitando qualquer uso inadequado. No entanto, vejo isso como um dos principais impulsionadores do nosso crescimento futuro.

Guia • A princípio, a empresa deve se fortalecer com esse portfólio de alguma região do País específica, ou os produtos serão oferecidos em todo o território nacional?

Schneider • Todo início de trabalho, e principalmente em um ambiente ainda novo para nós, deve ser bem controlado. Neste caso então, definimos uma região onde podemos estar facilmente presentes para o correto acompanhamento dos trabalhos e resultados, alimentando nosso fluxo de melhoria contínua e, daí em diante, expandir gradativamente a todo o território nacional.

Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Ultradent

NOVA ERA NA VACINAÇÃO

Edição 379 - 2024-06-05 NOVA ERA NA VACINAÇÃO

Essa matéria faz parte da Edição 379 da Revista Guia da Farmácia.