Por ordem de participação de mercado são: imunologia, antidiabéticos, oncológicos, agentes respiratórios, antitrombóticos, antivirais para HIV, saúde mental, dor, esclerose múltipla (EM) e vacinas
Os medicamentos especiais atualmente respondem por 50% dos gastos com medicamentos não descontados, com o crescimento de especialidades continuando a superar o crescimento no mercado de medicamentos tradicionais, disse o vice-presidente de relações industriais da IQVIA, na National Association of Specialty Pharmacy (NASP) Annual Meeting & Expo 2022, Doug Long.
“Quando analisamos os gastos após os descontos, os medicamentos especiais agora representam 55% desse gasto líquido, acima dos 28% em 2011. Todas as categorias de especialidades aumentaram, mas vimos um crescimento particularmente significativo em imunologia e oncologia, esclerose múltipla e HIV ”, disse Long.
Gastos líquidos
Já os gastos líquidos com medicamentos autoimunes aumentaram 459% em 2021 em comparação com 2011, enquanto os gastos líquidos com oncologia aumentaram 326% e o HIV 219%, de acordo com dados da IQVIA.
“Entre as categorias de medicamentos tradicionais, apenas os medicamentos para diabetes cresceram dramaticamente, e alguns deles são, na verdade, medicamentos especiais, como Trulicity [dulaglutida, Eli Lilly]”, disse Long.
Com base nos dólares de vendas, os gastos com especialidades estão aumentando em todos os canais, incluindo varejo, pedidos por correspondência e não varejo.
Representatividade
Em junho de 2022, especialidades representavam 83,4% de todos os gastos com farmácias por correspondência, em comparação com 77% em 2018; 70,8% dos gastos não varejistas, em comparação com 59,1% em 2018; e 16% dos gastos no varejo, em comparação com 14,4% em 2018.
“Os antivirais para HIV representam a principal categoria de especialidades no varejo, enquanto a principal categoria em pedidos por correio é imunologia e em não varejo, oncologia”, disse Long.
“A imunologia lidera o crescimento de curto e longo prazo nos gastos com especialidades. Os pagadores mal podem esperar que a competição de biossimilares atinja a imunologia. Enquanto isso, os oncológicos parecem estar perdendo um pouco de força, pois estão abaixo de sua taxa de crescimento histórica. Não podemos quantificar o motivo, mas o maior motivo para isso pode ser novos biossimilares em alguns grandes produtos de oncologia, e outro motivo pode ser que as pessoas não estavam sendo testadas e tratadas durante o auge da pandemia de Covid-19.”
Duas outras categorias terapêuticas onde os gastos estão crescendo mais lentamente do que historicamente incluem HIV e esclerose múltipla (EM). “Houve muita generalização na classe do HIV recentemente, enquanto na EM não há muitos medicamentos novos recentemente e vários antigos se tornaram genéricos”, disse Long.
Apesar de seu ritmo lento, a oncologia se juntou à imunologia na maior contribuição para o crescimento do valor absoluto entre as principais áreas de especialidade entre 2021 e 2022, com a imunologia crescendo em US$ 16 bilhões e a oncológica em US$ 8,9 bilhões.
Esclerose múltipla, hepatite viral e fatores de crescimento hematopoiético mostraram o maior declínio de valor, com reduções de US$ 0,8 bilhão, US$ 0,1 bilhão e US$ 0,6 bilhão, respectivamente.
Em uma base de gastos não descontados, as 10 principais áreas terapêuticas de medicamentos (especializadas e tradicionais) estão crescendo 11,8% e representavam uma participação de mercado de 71,7% em meados de 2022, informou Long.
Eles incluem, por ordem de participação de mercado, imunologia, antidiabéticos, oncológicos, agentes respiratórios, antitrombóticos, antivirais para HIV, saúde mental, dor, esclerose múltipla (EM) e vacinas.
Valores
O mercado total de especialidades teve um forte crescimento em 2022 até o momento, com um aumento de 17,7% nas vendas. Os principais produtos foram adalimumab (Humira, AbbVie), pembrolizumab (Keytruda, Merck), ustekinumab (Stelara, Janssen), etanercept (Enbrel, Amgen) e bictegravir, emtricitabina mais tenofovir alafenamida (Biktarvy, Gilead).
“Os gastos com especialidades aumentaram em US$ 82 bilhões nos últimos cinco anos, impulsionados principalmente por novos produtos e volume de marca; o preço líquido está realmente baixo”, disse Long.
Fonte: Specialty Pharmacy
Foto: Shutterstock