Mercur apresenta novo DNA ao celebrar de 99 anos da empresa

Rumo aos 100 anos, empresa de Santa Cruz do Sul/RS, lança o primeiro Relatório de Impactos

A Mercur, indústria gaúcha das áreas da saúde e educação, completou 99 anos em junho e com isso, reforça o DNA dos seus negócios, a partir das vivências e das mudanças de gestão implantadas na virada de chave em 2009. O novo posicionamento, de cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo, está alinhado à visão 2050 da empresa, que busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A expertise empresarial passa por propor soluções que protejam, impulsionem, recuperem e reabilitem o potencial humano em suas diferentes áreas e contextos de atuação.   

Nos últimos anos foi possível vivenciar e priorizar valores que atualmente são centrais no jeito de organizar o dia a dia da empresa. Fomentar relacionamentos saudáveis para viabilizar o amanhã; fazer com cuidado, respeito e simplicidade e abraçar as diferenças e ética em todos os relacionamentos são pontos prioritários para a cultura da empresa.  

Nesta caminhada, a Mercur tem investido em inovação a partir da necessidade das pessoas, observando os impactos socioambientais e a acessibilidade econômica em tudo que faz. Desse processo, foi organizado o primeiro Relatório de Impactos da empresa, disponível em versão física e online (acesse aqui). O material apresenta as práticas e aprendizados desde a virada de chave, além de inspirar e compartilhar conhecimentos. “No processo de virada de chave entendemos que precisávamos evoluir como seres humanos em um planeta finito. Dessa forma, aprendemos a colaborar e a fazer com as pessoas. Focamos no local – mercado brasileiro – e a trabalhar de forma colegiada e coletiva para dar acesso a produtos acessíveis e de qualidade”, explica Jorge Hoelzel Neto, Facilitador de Direção da Mercur.   

Alguns dados do relatório: 

OCUPAÇÃO E RENDA 

Com o Projeto Borracha Nativa, a Mercur comprou aproximadamente 54 toneladas de látex da Amazônia, de 2010 a 2022, o que gerou renda local para 933 produtores, entre ribeirinhos e povos de 13 etnias indígenas. Já com a produção da Bolsa Térmica Natural com algodão orgânico foi possível gerar renda para 700 produtores. Além disso, os caroços da Palmeira de Açaí Juçara se tornaram matérias-primas e geram uma receita de apoio à renda e ocupação para 60 famílias de agroecologistas da região da Mata Atlântica. 

PRÁTICAS COMERCIAIS 

O DNA da Mercur também pode ser compreendido nas práticas comerciais que priorizam o mercado brasileiro: o faturamento total de negócios em 2022, na área da educação foi de mais de R$ 65 milhões (45% dos negócios) e na área da saúde chegou a R$ 80 milhões (55% dos negócios). A empresa está presente em todo o território nacional, mas tem forte presença de marca nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Rio Grande do Sul.  

PESSOAS 

Outros dados importantes são referentes ao protagonismo do ser humano como mola transformadora do Jeito Mercur de fazer com as pessoas. Para a empresa, o relacionamento com as pessoas se traduz na construção de relações éticas que reforçam os valores de cuidado e respeito à vida de todos. Com um total de 692 colaboradores diretos, em 2022 foram investidos quase R$ 3 milhões em benefícios de saúde e educação, além de mais de 7 mil horas de aprendizagens. “Para continuar nesse caminho evolutivo, nós não podemos parar de aprender. É um processo que não tem fim. É um processo: adquirir conhecimento e transformá-lo na caminhada”, comenta Hoelzel Neto.  

No Relatório de Impactos 2022 é possível conhecer a trajetória da Mercur com erros e acertos, seus pilares, o Jeito Mercur de planejar, cocriar e de se relacionar com as pessoas, o meio ambiente e o planeta. Para conhecer mais dados apresentados pela empresa no documento acesse o site.

Phisalia investe no desenvolvimento de competências organizacionais

Fonte: Mercur

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário