Modelo associativista da Farmarcas cresce 27,62% em maio

O faturamento das farmácias nesse período foi de 5,5 bilhões de reais, sendo que no período anterior esse foi de 4 bilhões de reais

A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas fechou o mês de maio de 2022 crescendo em faturamento 27,62%, em uma comparação dos últimos 12 meses como o mesmo período do ano anterior.

Isso representa um crescimento maior do que 16 pontos percentuais em relação ao mercado, que cresceu no mesmo período 11,5%.

Já o faturamento das farmácias nesse período foi de 5,5 bilhões de reais, sendo que no período anterior esse foi de 4 bilhões de reais.

A saber, atualmente a Farmarcas é composta por 1.337 farmácias de onze redes: AC Farma (53 lojas), Bigfort (53), Entrefarma (108), Farma 100 (14), Farmavale (19), Maestra (14), Mais Farma (19), Maxi Popular (90), Megapharma (5), Super Popular (38) e Ultra Popular (921).

Com farmácias em quase todo o país a Farmarcas consegue manter um padrão de serviços prestados para essas lojas devido a um processo agressivo de digitalização, capaz, então, de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.

Um dos grandes motivos para o crescimento da rede é o processo de digitalização dessas farmácias é bastante amplo envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa.

“Estamos sempre colhendo frutos de um planejamento muito bem-feito e que pensa também no longo prazo. Fato é que, mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes aumentaram. Nós não tivemos nenhuma queda, pelo contrário, crescemos acima da média e continuamos evoluindo normalmente “, analisa do presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

Pilares

Os pilares que possibilitam o crescimento da Farmarcas são: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do GPTW – Great Place to Work e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.

“Tudo o que diz respeito ao nosso planejamento estratégico e sua execução está organizado de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma, o diretor geral da empresa, Paulo Costa.

Crescimento contínuo do modelo associativista da Farmarcas

O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez mais pelo uso desse modelo por muitos empresários.

“Tem bastante gente interessada eu usar nossas bandeiras, mas a gente foi evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica diretor de Comunicação e Operações da Farmarcas, Ângelo Vieira.

Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento.

Além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.

Farmarcas comemora dez anos 

Fonte: Farmarcas

Foto: Divulgação

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