Cada pele carrega consigo uma história, as emoções que cada um sentiu e as experiências que viveu. Ela revela também o quanto de cuidado com a radiação solar tivemos ao longo da vida. Isso porque os efeitos dos raios de sol, na maioria das vezes, não são perceptíveis imediatamente após a exposição, mas surgem no longo prazo.
O médico dermatologista Sérgio Schalka, especialista em fotoproteção, afirma que o efeito da radiação no DNA das células causa ao longo dos anos pelo menos dois malefícios: “Mais de 70% do envelhecimento da pele do rosto tem a ver com sol e não com a idade da pessoa”, afirma Schalka. “O segundo ponto é o câncer de pele, o mais comum do organismo humano. De cada três cânceres no mundo, um é de pele, que tem como principal fator desencadeante a exposição ao sol”, alerta.
De acordo com ele, a ausência de vermelhidão ou queimaduras após a exposição solar não é um indicativo de que a pele não foi afetada. “Muitas vezes a pessoa, por não ter se queimado, acha que está tudo bem, mas não está. A conta ao longo da vida pode não ser sentida imediatamente, mas lá na frente fica muito alta”, explica o especialista. Ele ressalta ainda que o uso do protetor solar é aliado também dos tratamentos do melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, e de acne. “Além da proteção tópica através de cremes, loções ou spray, atualmente tem se combinado também o uso do fotoprotetor oral. Assim, reduzindo os efeitos da radiação solar nas células”, reforça o dermatologista.
Campanha “Sinta Sua Pele”
Para mostrar o efeito real do sol na pele e reforçar que a fotoproteção é um ato para preservar histórias e permitir que muitas outras sejam vividas, surgiu o movimento “Sinta Sua Pele”. Desenvolvida pela fabricante do protetor solar Heliocare, FQM Melora, a campanha conta a história real de quatro pessoas que enfrentaram tratamento de câncer de pele, melasma, envelhecimento precoce e acne. Elas foram fotografadas com uma câmera ultravioleta (UV), que mostra as reais condições da pele. As imagens acompanham vídeos com depoimentos dos pacientes e dos dermatologistas que os trataram, para mostrar os dois pontos de vista sobre cada doença. “As pessoas lembram muito da proteção solar quando estão na praia ou na piscina, mas a maior parte dos danos vem do dia-a-dia. Todos precisam se proteger o ano todo”, conclui Schalka.
A campanha foi lançada no 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado nos dias 11 a 14 de setembro de 2019, no Rio de Janeiro (RJ). Os quatro filmes foram disponibilizados em formato de exposição de arte em totens interativos. Um quinto equipamento trouxe uma câmera UV acoplada, e os convidados puderam ver sua própria pele através do equipamento.
Após o Congresso, a exposição chega aos consumidores finais no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ). A partir do dia 17 de outubro, o público terá a oportunidade de ver a condição real de sua pele por meio da câmera UV. “O objetivo é engajar o público no alerta sobre a importância da proteção solar e trazer o destaque ao dermatologista, como o especialista da pele”, afirma a gerente de produtos da FQM Melora, Fernanda Freitas.
Foto e fonte: FQM