Movimento ‘Sinta Sua Pele’, da FQM, mostra os efeitos reais do sol

A campanha “Sinta Sua Pele” desenvolvida pela FQM Melora alerta para a importância da fotoproteção, mostrando os efeitos reais do sol

Cada pele carrega consigo uma história, as emoções que cada um sentiu e as experiências que viveu. Ela revela também o quanto de cuidado com a radiação solar tivemos ao longo da vida. Isso porque os efeitos dos raios de sol, na maioria das vezes, não são perceptíveis imediatamente após a exposição, mas surgem no longo prazo.

O médico dermatologista Sérgio Schalka, especialista em fotoproteção, afirma que o efeito da radiação no DNA das células causa ao longo dos anos pelo menos dois malefícios: “Mais de 70% do envelhecimento da pele do rosto tem a ver com sol e não com a idade da pessoa”, afirma Schalka. “O segundo ponto é o câncer de pele, o mais comum do organismo humano. De cada três cânceres no mundo, um é de pele, que tem como principal fator desencadeante a exposição ao sol”, alerta.

De acordo com ele, a ausência de vermelhidão ou queimaduras após a exposição solar não é um indicativo de que a pele não foi afetada. “Muitas vezes a pessoa, por não ter se queimado, acha que está tudo bem, mas não está. A conta ao longo da vida pode não ser sentida imediatamente, mas lá na frente fica muito alta”, explica o especialista. Ele ressalta ainda que o uso do protetor solar é aliado também dos tratamentos do melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, e de acne. “Além da proteção tópica através de cremes, loções ou spray, atualmente tem se combinado também o uso do fotoprotetor oral. Assim, reduzindo os efeitos da radiação solar nas células”, reforça o dermatologista.

Campanha “Sinta Sua Pele”

Para mostrar o efeito real do sol na pele e reforçar que a fotoproteção é um ato para preservar histórias e permitir que muitas outras sejam vividas, surgiu o movimento “Sinta Sua Pele”. Desenvolvida pela fabricante do protetor solar Heliocare, FQM Melora, a campanha conta a história real de quatro pessoas que enfrentaram tratamento de câncer de pele, melasma, envelhecimento precoce e acne. Elas foram fotografadas com uma câmera ultravioleta (UV), que mostra as reais condições da pele. As imagens acompanham vídeos com depoimentos dos pacientes e dos dermatologistas que os trataram, para mostrar os dois pontos de vista sobre cada doença. “As pessoas lembram muito da proteção solar quando estão na praia ou na piscina, mas a maior parte dos danos vem do dia-a-dia. Todos precisam se proteger o ano todo”, conclui Schalka.

A campanha foi lançada no 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado nos dias 11 a 14 de setembro de 2019, no Rio de Janeiro (RJ). Os quatro filmes foram disponibilizados em formato de exposição de arte em totens interativos. Um quinto equipamento trouxe uma câmera UV acoplada, e os convidados puderam ver sua própria pele através do equipamento.

Após o Congresso, a exposição chega aos consumidores finais no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ). A partir do dia 17 de outubro, o público terá a oportunidade de ver a condição real de sua pele por meio da câmera UV. “O objetivo é engajar o público no alerta sobre a importância da proteção solar e trazer o destaque ao dermatologista, como o especialista da pele”, afirma a gerente de produtos da FQM Melora, Fernanda Freitas.

Foto e fonte: FQM

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário